terça-feira, 5 de setembro de 2017

Ed. 2833 - Vem aí: Festival de Teatro Uruguaianense

Confira aqui a edição digital
  1. Reformas e popularidade
  2. Aniversário I
  3. Aniversário II
  4. Aniversário III
  5. Aprovado
  6. Governo
  7. Bingo
  8. Balada segura
  9. Galeto
  10. Piratini
  11. Chá Bar
  12. Pizza
  13. Revisão I
  14. Revisão II
  15. Naturalidade
  16. Câmara aprova três projetos de abertura de crédito adicional
  17. Festival de Teatro Uruguaianense começa sexta-feira
  18. Câmara pede revitalização do Calçadão
  19. Mototaxista é assaltado durante corrida
  20. Defrec recaptura detento depois de uma tarde foragido
  21. Dupla de ladrões é presa pela Brigada Militar
  22. MPT firma acordo de cooperação técnica com PRF
  23. Bariloche – muito mais do que neve
  24. Após bronca do Detran, Rodrigo Hilbert pede desculpas
  25. Malhação
  26. Novo Mundo
  27. Pega Pega
  28. A Força do Querer Michelle Obama se veste como Beyoncé para homenagear cantora

15ª Rústica Verde e Amarela reuniu mais de 200 atletas

No último domingo, 3/9, cerca de 246 corredores participaram da 15ª edição da Rústica Verde e Amarela, que foi realizada em clima de verão. O domingo ensolado de temperaturas em torno dos 30ºC foi generoso com atletas que vieram de Itaqui, Alegrete, Quaraí, da Argentina (Paso de los Libres, Curuzú Cuatiá e Mercedes), do Uruguai (Artigas), além, é claro, dos atletas uruguaianenses.
A Rústica Verde e Amarela foi criada em conjunto pela Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), Liga da Defesa Nacional (LDN) e Colégio Metodista União.  A primeira edição aconteceu em 6/9/2003, e desde então a prova tem como objetivo cultivar o civismo em nossa população. No ano seguinte, após a primeira edição, a rústica foi incluída na programação oficial da Semana da Pátria do município, e é a 4ª etapa do circuito de corridas de rua da Acoru.
A largada foi dada às 9h pelo Major Grigoli, representando o General Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e por José Brites, proprietário da Padaria Palácio das Delícias, que estava sendo homenageada pelos 25 anos de atuação na cidade.
No percurso principal, de 10 km, o campeão geral foi Cleiton Nascimento Rocha (Assessoria Marcos Billen), Jordão Goulart Serpa (Equipe Per Correr) em 2º lugar e Cristian Maier da Silva (Tom Tom Fitness) em 3º, constituindo um pódio de atletas uruguaianenses.
No feminino, a campeã foi Francisca Lorena Alvez (Curuzu Cuatiá), Marcela da Silva (Artigas) em 2º, e Silvane da Rosa Tieppo (Quyrinus Ultra) em 3º lugar, formando um pódio internacional, representando Argentina, Uruguai e Brasil.
No percurso menor, de 4 km, o vencedor foi Rodrigo Azevedo, de Alegrete, no masculino, e Ana Beatriz Garcez Goulart, de Itaqui (Ivan Runners) no feminino.

Nas demais categorias, os seguintes atletas foram vencedores:
- Pré-Mirim – 6 a 8 anos – 300 metros – Fabrício Mumbach Lima Prestes, no masculino e Emily Francine Ferreira Merce, no feminino, ambos da equipe Quyrinus Ultra;
- Mirim – 9 a 11 anos – 950 metros – Franklin Medeiros Rodrigues, no masculino e Mariana Ferrera Merce, no feminino, ambos da equipe Quyrinus Ultra;
- Infantil – 12 a 14 anos – 1.350 metros – Marcos Vinicius Martins Merce (Quyrinus Ultra), no masculino e Maria Cristina Fontoura (equipe Papaléguas), no feminino;
- Juvenil Masculino (15/19 anos) – Emanoel Felix Pinto Carrazoni (Quyrinus Ultra);
- Masculino 20 / 24 anos – Eduardo Mumbach Lima (SOGIPA);
- Masculino 25 / 29 anos – Pablo Michel Almeida de Almeida (Estúdio D);
- Masculino 30 / 34 anos – Rodolfo Javier Vasquez (Artigas – Uruguai);
- Masculino 35 / 39 anos – Tomé Gustavo Marques de Souza (Quyrinus Ultra);
- Masculino 40 / 44 anos – Everaldo Adriano Medina de Almeida (Avulso);
- Masculino 45 / 49 anos – Roberto Cardoso Bicudo (Ativa Esportes – Alegrete);
- Masculino 50 / 54 anos – Diógenes Cezar Rodrigues (Quyrinus Ultra);
- Masculino 55/59 anos – Dorival Repiso Riela (ACORU);
- Masculino 60/69 anos – Otílio Gómez Rodriguez (Artigas – Uruguai);
- Masculino 70 anos em diante – João Modesto Medeiros Barreto (Quaraí);
- Feminino 15/29 anos – Thatiany Paim Singh (Quyrinus Ultra);
- Feminino 30/34 anos – Cristiane Morchen (Quyrinus Ultra);
- Feminino 35/39 anos – Joana Barreiro Greco Piuco (Conexão Saúde):
- Feminino 40/44 anos – Rubia Patrícia Noronha da Silva (Papaléguas);
- Feminino 45/49 anos – Eliziane Marasca Noro (Quyrinus Ultra); e
- Feminino 50 anos em diante – Ramona Estela Rivelli (Corre Libres- Argentina).

Nesta edição, a corrida contou com a parceria da Prefeitura Municipal (por meio de suas secretarias), o patrocínio da Padaria Palácio das Delícias, Rádio Charrua AM/FM, Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, G.R.Santini e Angelus e com o apoio da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Militar, Unimed, Localiza, Escritório Newton Gomes, Escritório Trindade e Curso de Técnico de Enfermagem do SENAC.
A próxima etapa é a quinta e última do circuito, a Rústica do Dia da Criança, que vai ser realizada no dia 8/10, às 9h, homenageando a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), pelos seus 110 anos.

Créditos: Selmar Teixeira

Créditos: Selmar Teixeira

Créditos: Selmar Teixeira


Larissa Vargas

Veículo pega fogo durante pescaria

Um veículo Renault Sandero foi totalmente queimado em um incêndio acidental, em uma granja localizada a cerca de 17 quilômetros de Uruguaiana.
De acordo com os Bombeiros, o veículo pertencia a um senhor que pescava no local e teria atolado. Ao dar marcha ré, após desatolar o carro, o motorista acabou o colocando sobre um cupim. Logo depois, o fogo teve início, possivelmente por conta do calor da lateria do veículo em contato com o pasto seco.
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e o dono do carro ainda conseguiu salvar alguns pertences, mas o veículo teve perda total. O fato ocorreu no KM 705 da Rodovia BR-290, nas proximidades do antigo Posto da Queimada.

Gabriela Barcellos

Plantão

Recuperação de veículo
Na noite de domingo, 3/9, por volta de 19h, dois homens armados roubaram uma motocicleta nas proximidades do viaduto. Após levantamento de informações do Setor de Informação da Brigada Militar, por volta das 20h, o veículo foi localizado nos fundos de uma casa, tapado com uma lona, em uma área invadida na antiga fábrica de azeite, bairro Cidade Nova. A motocicleta foi apreendida. Os autores ainda não foram encontrados. 

Briga
Uma briga generalizada foi registrada em uma festa em um clube localizado na Rua XV de Novembro, nas proximidades do trevo de saída para a Barra do Quaraí. Não houve feridos com gravidade, mas a confusão, que foi registrada por ‘cinegrafistas amadores’, deu o que falar.

Estelionato
Um aposentado procurou a polícia depois que teve pouco mais de R$ 100 descontados de sua conta corrente. Ao informar-se com o banco sobre a razão do desconto, ele soube que um empréstimo foi feito em seu nome em uma financeira localizada na Rua Bento Martins. Não possui suspeitos.

Desfile infantil é transferido

O Desfile da Educação Infantil em alusão à Semana da Pátria, que estava marcado para hoje, 5/9, a partir das 9h, foi transferido e deverá ocorrer amanhã, 6/9, a partir das 15h.
A transferência foi anunciada por meio de nota assinada pelo prefeito Ronnie Mello e pelo secretário de Educação e presidente da Comissão Organizadora dos Festejos da Semana da Pátria, Emerson Ortiz. A mudança foi motivada pela previsão do tempo de que a terça-feira será de chuva.
Caso persista a chuva, a Comissão confirmará o desfile de amanhã em reunião que será realizada às 11h.

Gabriela Barcellos

Feijoada agita preparativos para o Carnaval Fora de Época


A Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana (AFMU) foi palco neste domingo, 3/9, da Feijoada do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana 2018. O evento teve a participação de todas as escolas de samba de Uruguaiana. O evento foi organizado pela Associação das Escolas de Samba do 1º Grupo de Uruguaiana e pela Bah Entretenimento, responsável pela organização do evento. A Feijoada mostrou que os preparativos para o Carnaval estão a pleno vapor. Mais de cem pessoas prestigiaram o evento, inclusive autoridades.
O evento foi animado pelo grupo Conexão Rio-Uruguaiana, dos amigos Cizinha do Cavaco e Patrícia Di Guyan, que cantaram os melhores sambas e pagodes cariocas. O evento também contou com a participação do grupo de pagode Trio Mestiço.
Este foi o primeiro evento oficial realizado pela organização do Carnaval 2018. Há ainda outros eventos programados para anteceder a grande folia, que acontece entre dias um, dois e três de março.


Liga Máster Cinquenta e Cinco: Naval goleia Caçula na sétima rodada

No sábado, 2/9, ocorreram quatro jogos pela Liga Máster Cinquenta e Cinco. No estádio do Ferro Carril se enfrentaram Corinthians e Rezende, em um bom jogo, onde prevaleceu a melhor campanha da equipe do Corinthians no campeonato, e venceu a partida por 2 x 0. Um resultado que faz com que o Corinthians se mantenha nas primeiras colocações da classificação geral.
No segundo jogo, se enfrentaram Benfica e Uruguaiana no campo dos Eucaliptos. No confronto entre duas equipes de boa campanha no campeonato, o time do Benfica estava melhor postado em campo, e venceu a partida por 2 x 0, um ótimo resultado, pois mantém a equipe entre as quatro melhores classificadas.
No confronto entre Botafogo A e Riachuelo, quem levou a melhor foi o time do Botafogo A, que é a equipe de melhor campanha na classificação geral com uma goleada de 6 x 0. Ótimo resultado para equipe do Botafogo que somou três pontos.
No terceiro jogo, a equipe do Caçula enfrentou equipe do Naval/Ferro Carril, no campo do Caçula. Quem levou a melhor foi a equipe do Naval, que goleou o Caçula por 8 x 2. Um ótimo resultado para o Naval, já o Caçula ainda não venceu na competição.
A equipe do Botafogo B folgou na rodada.

Acidente de motocicleta mata uruguaianense em Libres

Um uruguaianense perdeu a vida em um acidente de motocicleta em Paso de los Libres no final da tarde de sábado, 2/9, por volta de 18h20min.
De acordo com as autoridades argentinas, o acidente ocorreu na Ruta Nacional 117. Ao todo, quatro motociclistas brasileiros faziam o trajeto Uruguaiana/Paso de los Libres, quando Cristiano da Rosa Santos, de 39 anos, perdeu o controle do veículo e colidiu com o meio fio. Com o impacto, foi arremessado e sofreu uma forte pancada na cabeça, vindo a falecer no local. Ele viajava em uma motocicleta CBR 600 cilindradas.
Os companheiros de Cristiano não ficaram feridos. Eles foram prestaram esclarecimentos à Polícia de Corrientes e posteriormente foram liberados.

Gabriela Barcellos

Comissão lança cartilha em forma de gibi para abordar violência de gênero

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul lançaram uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha. O material, que tem como alvo especialmente as escolas, foi elaborado na forma de gibi. Nas suas 20 páginas, aborda questões como violência física, psicológica, sexual, moral e econômica contra as mulheres, machismo e mitos e ideias preconceituosas disseminadas na sociedade sobre o tema.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Catarina Paladini (PSB), a cartilha é um instrumento para estimular a discussão nas escolas e comunidades, servindo de base para oficinas e construções educativas. “O texto aborda um problema sério de forma didática e atrativa. Esperamos que o material seja um impulsionador do combate ao machismo e a qualquer tipo de violência contra a mulher”, apontou.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Salete Beatriz Roszkoswki, disse que a cartilha é uma ferramenta simples para abordar um problema complexo. “Optamos por elaborar um material lúdico e atrativo para ser usado no ambiente escolar. É uma maneira de estimular a sociedade a discutir um problema que atinge cada vez mais mulheres e meninas”, salientou.
Já a deputada Liziane Bayer (PSB) anunciou que a Secretaria de Mulheres da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale) irá trabalhar a questão da violência contra a mulher no meio rural.  “Como as propriedades rurais, muitas vezes, são longe umas das outras, as mulheres vítimas de violência, normalmente, não têm a quem pedir socorro, quanto mais acessar algum serviço assistencial”, ressaltou.
Com informações da AL.

Agricultura Familiar foi o destaque de vendas na Expointer 2017

A agricultura familiar foi responsável pelo crescimento de aproximadamente 6% na comercialização, em comparação à edição do ano passado. Já a venda de animais registrou queda.

A 40ª Expointer recebeu, em nove dias de feira, mais de 382,6 mil pessoas e movimentou R$ 2.035.790.142,62 em negócios. Os resultados da mostra agropecuária, considerada uma das maiores do gênero na América Latina, foram levantados até as 13h de domingo, 3/9, quando o governador José Ivo Sartori (PMDB) os divulgou, em coletiva de imprensa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Foi registrado crescimento de aproximadamente 6% na comercialização, em comparação à edição do ano passado. Tal índice é devido ao volume de negócios da Feira da Agricultura Familiar. Foram R$ 2.851.010,62 em vendas de produtos coloniais, um aumento de 40% em comparação com 2016.
A venda de animais foi o único setor que registrou queda em relação à edição anterior. Com R$ 10.613.132,00 em negócios, a redução foi de 12%. O artesanato comercializou R$ 1.100.000,00. Já os negócios no setor de máquinas e implementos agrícolas chegaram a R$ 1.923.226.000,00, um aumento de 0,75% em relação a 2016.
Ao todo, foram promovidos 479 eventos, que receberam mais de 40 mil pessoas. O público pode conhecer a representação também de 19 estados e 11 países.
Sartori destacou as ações divulgadas no período de 26 de agosto até 3 de setembro pelo governo do Estado, como o anúncio da criação de uma delegacia da Polícia Civil especializada em combater crimes de abigeato. “Sabemos o quanto avançamos durante a Expointer. Este ano, a agricultura familiar deu um salto muito interessante. Acredito que, até o final do ano, teremos novidades para o novo pavilhão”, afirmou. “O Estado, assim como a Expointer, também está fazendo a sua travessia. Fazemos o que pudemos, não é tudo aquilo que queríamos fazer, mas o que a gente pode”, completou. “Não temos dúvidas de que é uma feira que é patrimônio de todos os gaúchos. Podemos afirmar, com toda certeza, que a 40ª Expointer transcorreu de forma positiva, dentro de um contexto muito real, num ambiente com harmonia, astral positivo e de congregação”, completou o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. “Esse é um espaço onde se integra o campo com a cidade, um valor que não se tem como mensurar em cifras, mas algo muito significativo para o desenvolvimento do agro brasileiro”, lembrou.
Para o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, a edição mostrou a força do cooperativismo. “O pavilhão da Agricultura Familiar é um espaço de saudade da avó e do avô, onde o público se sente à vontade e onde estamos recuperando o consumo pelos produtos das agroindústrias”, constatou.
Na coletiva, foram homenageados, em nome de todos os realizadores, produtores, criadores e expositores que passaram pela história da Expointer, duas personalidades da feira. O fiscal veterinário Udo, que há 35 anos participa da inspeção dos animais no desembarcadouro, e o produtor e expositor de gado Jersey, de 93 anos, Manuel Azambuja, de Bagé, que desde 1952, quando a feira era realizada no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, contribui para a exposição.

Gabriela Barcellos

Briga generalizada termina com tentativa de incêndio criminoso

Uma briga generalizada movimentou a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, na tarde de domingo, 3/9, por volta de 15h.
O fato ocorreu na Travessa Santa Tereza, no bairro Cabo Luiz Quevedo, envolvendo cerca de 20 pessoas, moradores da região. Um dos indivíduos envolvidos na briga acabou ateando fogo na casa de outro, uma pequena residência de madeira, com cerca de 6 m².
Com o fogo, a Brigada Militar acionou o Corpo de Bombeiros. Ao chegar no local, a equipe de trabalho no momento, formada pelo sargento Silvio e soldados Leno e Jerley, encontrou um sofá queimando, já em via pública. Por sorte, não foi necessário que o caminhão chegasse até o local, uma vez que se tratava de área de difícil acesso. Somente um balde os bombeiros conseguiram controlar o fogo.
“Quando chegamos, os moradores tinham arrancado algumas tábuas da casa, e retirado o sofá para fora”, explica o Sargento. De acordo com ele, na casa havia sinais de fogo, mas já controlado.
O dono da casa não foi encontrado. Cinco envolvidos na briga foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pela Brigada Militar.

Gabriela Barcellos

Quarentões – Espanholão: Quatro jogos marcam a terceira rodada dos Quarentões

No sábado, 2/9, teve a quarta rodada dos quarentões com quatro partidas. No campo do Centro Social Urbano se enfrentaram equipe do Boa Vista e a equipe do C.S. U. Em um bom jogo, a equipe do Boa Vista levou a melhor e venceu por 2 x 0.
No segundo jogo, se enfrentaram no campo do Boa Vista, o Camarões e Palmeiras Quem levou a melhor foi o Palmeiras, que venceu a partida por 2 x 0. Ótimo resultado para equipe do Palmeiras, que mantém chances de classificação para próxima fase e deixa a equipe do Camarões praticamente sem chances de passar para próxima fase, embora ainda faltem quatro rodadas.
No terceiro jogo, se enfrentaram a equipe do Só os de Fe e The Friends, em bom jogo, onde prevaleceu o melhor futebol do The Friends, que venceu a partida por 6 x 0. Ótimo resultado, pois somou três pontos na rodada.
No quarto jogo, no estádio do Sá Viana, se enfrentaram a equipe do Guarani e Caçula. Melhor para equipe do Guarani, que venceu a partida por 2 x 1. Um ótimo resultado para equipe do Guarani que se mantém nas primeiras colocações da classificação geral, já equipe do Caçula ainda não venceu na competição embora venha fazendo bons jogos.

Governo do Estado: Força-tarefa de combate aos crimes rurais e abigeato é homenageada


A Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil foi homenageada pelo Governo do Estado, durante a 40ª Expointer. Ao longo de um ano de trabalho e sob coordenação do delegado Adriano Linhares, a força-tarefa retirou das mãos dos criminosos mais de R$ 6 milhões e efetuou 143 prisões. Foi responsável pela redução de 23,5% nos crimes de abigeato no Estado, desarticulou 17 quadrilhas especializadas e apreendeu mais de 35 toneladas de carne sem procedência, além de recuperar mais de 840 animais bovinos. Também foram apreendidas 53 armas apreendidas de indivíduos investigados por abigeato; 11 carros roubados/furtados e utilizados por quadrilhas criminosas recuperados e outros 14 apreendidos por estarem sendo utilizados para crimes no campo; caminhões apreendidos, destes 3 eram clonados; mais de 15 mil animais bovinos inspecionados em propriedades rurais de indivíduos investigados por abigeato.
Conforme o secretário da segurança Pública, Cezar Schirmer, o trabalho dos policiais trouxe enorme benefício ao homem do campo e a população gaúcha. O secretário da Agricultura, Ernani Polo, enalteceu o senso de espírito público dos policiais da Força Tarefa, falando que mesmo diante das dificuldades, consegue-se apresentar excelentes resultados, sendo motivo de orgulho ao povo gaúcho.
O Governador do Estado, José Ivo Sartori, parabenizou os policiais da Força Tarefa e disse que com os resultados que estão apresentando se mostram verdadeiros amigos do Estado. O Governador falou também da importância do setor primário para a economia gaúcha e que não existiria melhor local para anunciar a criação de uma Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato do que na Expointer.
Além de Linhares, foram homenageados os inspetores Marcelo da Costa Vidal e Patrício Jardim Antunes; os escrivães Márcio Bruno Pereira dos Santos e Daniel Cardoso Nunes; a escrivã Flávia Domenech Silva Delabary; e os comissários Renato de Paula Cabrera e George Neri Pautes Batista, estes dois lotados na Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).

Gabriela Barcellos

Emergência financeira Vereadores querem saber se decreto está sendo cumprido

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
A Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul, presidida pelo vereador José Clemente Corrêa (PSDB), quer que o Poder Executivo preste uma série de informações relacionadas ao decreto de situação de emergência financeira. O requerimento está na ordem do dia da sessão ordinária de hoje, 5/9, e se aprovado, será encaminhado ao prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP), para que ele providencie tais informações.
O documento pede que sejam encaminhadas à Comissão: a) relação de pagamentos efetuados relativos a despesas contraídas anteriores ao ano de 2017; b) negociações efetivadas com vistas a redução de valores devidos pelo Município, seja através de desconto ou alongamento de dívidas; c) relação de despesas efetuadas com diárias, passagens, participação em cursos, treinamentos, entre outros; d) rol de despesas pagas com telefone móvel para servidores e secretários; e) relação nominal por Secretária e lotação relativo a pagamento de horas extras aos servidores; f) relação de contratos de serviços firmados pelo Município no ano de 2017; g) medidas adotadas para redução dos custos de energia elétrica e água; h) - formas e instituição do controle de veículos pertencentes a frota municipal; i) - resultado da revisão de todos os decretos de desapropriação dos últimos doze (12) anos; k) - resultado da revisão dos imóveis locados pelo Município, quais locais e serviços ainda permanecem em área locada e o custo destas locações; l) - relação de todas contas adiantamentos e quais despesas foram atendidas pelas mesmas; m) - qual a composição da Comissão Especial formada para revisão completa da folha de pagamento e resultado dos trabalhos efetuados pela mesma; n) - resultado dos estudos com viabilidade de criação do Programa de Demissão Voluntária (PDV), bem como registro dos responsáveis pelo mesmo; o) - cópia dos acordos firmados com a Justiça do Trabalho e Tribunal de Justiça Estadual para pagamento de RPV´s e Precatórios.
De acordo com a Comissão, as informações solicitadas auxiliarão no trabalho fiscalizatório da Casa Legislativa, bem como para corroborar que estas medidas foram efetivamente adotadas, considerando a permanência do Estado de Calamidade Financeira no Município, pois estas foram medidas deveriam ser tomadas para redução de gastos em auxílio ao estado financeiro do Município.
O decreto de emergência financeira no município foi assinado pelo prefeito Ronnie Mello no dia nove de janeiro, proibindo por 180 dias uma série de procedimento, como suspensão de pagamentos a prestadores de serviços, pagamento de diárias, realização de horas extras, entre outros. Após o término do prazo do decreto, o mesmo foi reeditado, e grande parte das medidas permanecem em vigor.

Gabriela Barcellos

Defrec captura foragido

Uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) capturou na manhã de ontem, 4/9, Antônio Marcos Mendes Mancilha.
O homem estava foragido da Justiça. Ele tem uma extensa ficha criminal e figura em 35 ocorrências de roubo. Mancilha foi condenado a dez anos e dez meses de prisão em regime fechado, que agora irá cumprir inicialmente na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

IBGE aponta crescimento de 14,9% no PIB Agropecuário


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira, 1º/9, acompanhamento do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano em relação a igual período de 2016. De acordo com o levantamento, a atividade agropecuária cresceu 14,9%.
De acordo com o IBGE, o resultado do PIB Agropecuário pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos que possuem safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de agosto. Com exceção do café, que apresentou queda de 7% na estimativa de produção anual, as demais culturas apontaram crescimento e ganho de produtividade: milho (56,1%), soja (19,7%) e arroz (16,3%).
No geral, o PIB do Brasil, que é a soma de todas as riquezas do país, subiu 0,2% na comparação do segundo ante o primeiro trimestre deste ano, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o segundo trimestre (igual período) do ano passado, o PIB aumentou 0,3%.

Gabriela Barcellos

Detran publica manual para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) publicou um manual para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O material está disponível no site do Detran, com o título ‘Orientação para Pessoas com Deficiência Física ou Mobilidade Reduzida: Habilitação (Detran/RS) e Isenções de Tributos para Aquisição de Veículos (SRF e Sefaz)’.
O material fala sobre a legislação referente à habilitação e isenção de impostos na aquisição de veículos (IPVA, ICMS, IPI, IOF), reunindo orientações de outros órgãos, como secretaria estadual de Fazenda e Receita Federal do Brasil. O objetivo é informar o cidadão e divulgar os contatos dos órgãos responsáveis pela concessão de isenções ou benefícios para a aquisição de veículos, uma vez que tais atribuições extrapolam a competência da autarquia de trânsito.
O outro ponto é um passo a passo sobre como uma pessoa com deficiência pode se habilitar como condutor e explica que a junta médica do Detran/RS avalia exclusivamente a condição do candidato para dirigir - familiares de pessoas com deficiência não são examinados pela junta. O exame médico não visa a concessão de isenção de impostos, mas determinar a necessidade ou não de adaptação do veículo ou a inaptidão do candidato para dirigir, sempre visando a uma direção segura.
Além de detalhar o exame médico e a avaliação psicológica no Centro de Formação de Condutores, o guia trata de assuntos como restrições médicas; como obter cópia ou revalidação do laudo médico; como recorrer do resultado do exame médico do CFC ou da junta do Detran/RS; informa sobre veículos adaptados; aulas e exames para candidatos surdos ou com deficiência auditiva e solicitação de intérprete em Libras. Especificamente sobre isenções de tributos e benefícios estaduais e federais (IPVA, ICMS, IPI, IOF), é possível verificar as legislações e contatos para a obtenção de mais informações em outros órgãos públicos.

Gabriela Barcellos

28º Liga da Primavera de Futebol Varzeano: Sindivur é o campeão da Liga da Primavera 2017


Na tarde quente do último domingo, 3/9, aconteceu, no estádio do Ferro Carril, a final da 28º edição da Liga da Primavera com dois jogos.
Na primeira partida, se enfrentaram a equipe do Camarões e Flamengo na disputa pelo terceiro e quarto lugar. No primeiro tempo, com as duas equipes desfalcadas, o jogo teve poucas chances de gol, mas o time do Camarões abriu placar marcando 1 x 0. Com poucas peças de reposição, os dois times jogavam um bom futebol e em uma das tantas tentativas de chegar ao gol, o Flamengo empatou o jogo em 1 x1.
No segundo tempo, a equipe do Camarões veio com mais volume de jogo, e em uma cobrança de penalidade questionada, passou mais uma vez na frente no placar, marcando 2 x 1, que resultou no placar final do jogo, dando a terceira colocação a equipe do Camarões e quarta colocação para o Flamengo.
No segundo jogo, se enfrentaram a equipe do Milan e Sindivur, na disputa do título da Liga da Primavera 2017. Nos primeiros minutos de jogo, as equipes se mostraram mais preocupadas em conter as investidas do adversário. A primeira chance de gol foi aos cinco minutos de jogo quando atleta do Sindivur cabeceou a bola para fora, e logo em seguida, a equipe do Milan teve sua chance de gol. Aos 14 minutos, houve o primeiro escanteio para equipe do Milan, após um chute forte, o goleiro Rogério do Sildivur espalmou a bola para escanteio. O jogo continuou morno sem grandes lances, e só aos 29 minutos na primeira chance clara de gol da equipe do Sindivur, em um toque de bola envolvente, Rodrigo abriu placar marcando 1 x 0. No decorrer do primeiro tempo, a partida continuou sem chance de gol para ambas as equipes.
No segundo tempo, mal o jogo começou e o lateral do Sindivur chutou forte para fora. Aos quatro minutos outra chance de gol para Sindivur, e aos onze minutos a primeira chance de gol para equipe do Milan, mas houve uma grande defesa do goleiro Rogério. Aos doze minutos outra grande defesa do goleiro do Sindivur, que jogou a bola para escanteio.
Aos 24 minutos, após um contra ataque rápido, o jogador Rogério ficou livre na frente e só deslocou para o goleiro do Milan, marcando 2 x 0 para Sindivur, que continuou jogando melhor, embora a equipe do Milan tenha tido duas chances de gol. Eram decorridos 30 minutos quando Preto que recém havia entrado em campo, marcou terceiro gol. O time do Milan ainda buscou mudar resultado do jogo e aos 31 minutos Maia descontou após uma cobrança de pênalti, ficando o jogo em 3 x 1. Mesmo com um gol, o time do Milan não teve forças para mudar o resultado. O árbitro argentino deu sete minutos de acréscimo, mas a partida terminou com Sindivur 3 x 1 Milan, consagrando a equipe do Sindivur Campeão da Liga da Primavera 2017.


Curso qualifica criadores e apreciadores em morfologia do Cavalo Crioulo


Criadores e apreciadores da raça Cavalo Crioulo ampliaram seus conhecimentos sobre morfologia animal durante a 40ª Expointer. Um pequeno curso, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), permitiu aos participantes estudar as principais características e formas da raça em aula teórica e demonstração prática.
“Nosso foco principal é tentar definir parâmetros morfológicos básicos em uma análise do animal”, conta o criador e inspetor técnico Rodrigo Py, que ministrou as atividades. Py compartilhou informações detalhadas de uma das principais raças equinas do estado, desde a tipicidade racial até ângulos que o animal deve ter.
O curso também aproxima o público de competições como o Freio de Ouro. “Queremos fomentar o gosto das pessoas pelo julgamento do Cavalo Crioulo, fazer com que o critério dos que assistem aumente, que elas aprendam mais sobre o funcionamento do julgamento”, explica Fellipe Boratto, presidente da Comissão Jovem da ABCCC.
O estudante de medicina veterinária e criador Rodrigo Vaz foi um dos interessados na capacitação. “Um dia quero ser jurado. Por isso, são muito importantes essas aulas com demonstrações, pois podemos associar o que aprendemos na palestra”, explica.
Com informações da Imprensa Expointer.

ABTI organiza curso sobre DU-E

No próximo dia 18, acontece um treinamento prático do novo de exportação, a Declaração Única de Exportação (DU-E), destinado a todos os operadores do comércio exterior. O evento acontece no auditório da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) e será ministrado pela Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex). O treinamento começa às 8h e tem carga horaria de nove horas aula.
Além do certificado de conclusão e apostila impressa os participantes terão direito a Consultoria gratuita via telefone e e-mail durante 30 dias após a conclusão do curso. As inscrições podem ser feitas diretamente na ABTI.
 O cronograma é formado por 15 itens: 1. Introdução ao Programa do Portal Único de Comércio Exterior; 2. Fluxo geral do modelo atual de exportação; 3. Fluxo Geral do Novo Processo de Exportação; 4. Apresentação da Instrução Normativa Nº 1 702; 5. Despacho de Exportação; 6. Formas e modalidades de Exportação; 7. Declaração Única de Exportação DU-E; 8. Controle administrativo da exportação; 9.  Módulo do Controle da Carga e Trânsito – CCT; 10. Trânsito Aduaneiro; 11. Módulo de Conferência Aduaneira; 12. Módulo de Gerenciamento de Risco; 13. Detalhamento de mercadoria por meio de atributos; 14. Aprendizagem prática (Elaboração do DU-E: Em ambientes XML, na versão web, recepção, entrega e manifestação do DU-E no módulo CCT); 15. Outros (alterações da NF-E, outros sistemas e ferramentas de apoio ao Comércio Exterior).

Gabriela Barcellos

UPA 24 horas é finalmente inaugurada

Finalmente! A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Uruguaiana foi inaugurada na manhã de ontem, 4/9, após quatro anos.
A abertura se deu após um acordo firmado no início de julho, na 2ª Vara Federal de Uruguaiana, em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). O acordo dava a data de ontem como prazo final para abertura da estrutura. A documentação para habilitação junto ao Ministério da Saúde deverá ser encaminhada pelo município até o dia onze. A análise dos documentos deve ocorrer no prazo de 30 dias, cabendo ao Ministério da Saúde publicar a portaria de habilitação que antecede o início dos repasses de verbas pelo Estado e a União. O descumprimento injustificado do acordo ensejará a aplicação de multa diária a ser fixada em sede de execução.
Por conta desse tramite, no primeiro mês de operação, o município bancará sozinho o custo de operação da UPA, que é de R$ 486 mil. Após, uma avaliação de funcionamento será realizada pelo Estado e pela União. A partir daí, se tudo der certo, a União passará a aportar R$ 100 mil para a manutenção do funcionamento e o Estado outros R$ 80 mil, deixando o Executivo municipal encarregado de aportar na UPA R$ 306 mil ao mês.
Localizada na Rua Júlio de Castilhos, atrás da antiga Santa Casa de Caridade, a UPA recebeu o nome de Zilda Arns, e será administrada por uma empresa terceirizada, a Silvio Scopel Gestão em Saúde, que também será a responsável por recrutar profissionais para o quadro de funcionários.
A unidade funcionará sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências, com isso ajuda a diminuir as filas no pronto socorro e ainda nas unidades básicas de saúde. É um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar. A UPA Zilda Arns terá plantão com dois médicos diurnos e um médico noturno, e uma equipe de apoio, mantendo o serviço nas 24 horas do dia, incluindo feriados e pontos facultativos.
A instalação da UPA deverá desafogar o atendimento no pronto socorro municipal. A Unidade, de porte I, terá 79 funcionários, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e profissionais de higienização, além de doze médicos. Deverá realizar 3 375 atendimentos mensais e ficará encarregada pelos atendimentos de urgência, ou seja, atendimentos de área amarela. Os atendimentos de urgência (área vermelha), continuarão a cargo do PS.
A inauguração da UPA acontece mais de dois anos após o término de sua construção, em março de 2015, e cinco após o início do projeto. A escolha e destinação do terreno, assim como os primeiros passos da construção, ocorreram ainda em 2012. A estrutura custou R$ 4,5 milhões em verbas federais.
Além do prefeito Ronnie Mello (PP), do vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús (PSD),  e seu secretariado, participaram da cerimônia de inauguração o deputado estadual Frederico Antunes (PP), o deputado federal Covatti Filho (PP), o chefe de gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio Ferreira; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Tarragó (PSD).

Gabriela Barcellos

Ed. 2832 -Painel

Reserva
O tenente coronel Luiz Antônio Floresta, que em abril assumiu o comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) em abril, deixou Uruguaiana. Com 33 anos de Brigada Militar, Floresta entrou para a reserva. Sua passada por Uruguaiana foi curta, mas certamente produtiva. Bom descanso, Coronel.

 
Protocolo
As solenidades em Uruguaiana são fartas em nominatas protocolares. Na inauguração da UPA não foi diferente, e até a presensa dos procuradores do Estado recebeu atenção protocolar. Contudo, ficou de fora o vereador/procurador Eric Lins, justo ele que participou ativamente, como procurador, das ações que permitiram a abertura da UPA.

Conferência
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Uruguaiana realizou ontem, 4/9, a Conferência Regional de Valorização da Mulher Advogada. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal e teve a presença do presidente nacional da OAB, advogado Cláudio Lamachia.



Segurança
Nesta terça-feira, 5/9, às 11h, a secretaria da Segurança Pública assina convênio com o Poder Judiciário (Tribunal de Justiça) e com o Ministério Público para a criação de unidades prisionais, baseadas no modelo desenvolvido pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

Alfinetada
Falando em protocolo, o prefeito Ronnie Mello não perdeu a oportunidade de atribuir a penúria da contas públicas ao governo anterior. Para um mandatário que parece ainda não ter assumido o governo, responsabilizar o governo anterior já está praticamente protocolar.

Terceirzação
Mesmo sendo o caos financeiro responsabilidade do governo anterior, repercute e causa estranheza nos plenarinhos espalhados pelos cafés da cidade, a opção do prefeito Ronnie Mello de entregar, ainda de forma emergencial, a exploração da UPA à Silvio Scopel, desistindo da contratação pelo município, cujo Edital de seleção havia sido publicado com prazo hábil.

Político
Lamachia, aliás, parece mesmo estar trabalhando em uma candidatura, talvez fazendo a vontade de uma corrente que lhe imagina como candidato a presidência da República em 2018. Será?

Bingo
A Associação de Protetores Vira Latas estará promovendo o “I Bingo da cachorrada” no dia 6/10, às 20h, no CTG Sinuelo do Pago. Duas cartelas custam R$ 10 e estão à venda na Padaria Pão Kent, Clínica Focinhos e Rabinhos, Templo Academia e Super Pag Poko. Entre os prêmios há cesta básica, split, vale compras, kit churrasco, TV.

Princesas
Será em novembro o 4º Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível. O evento é realizado pela ong Parceiros Voluntários, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), e é voltado à comunidade carente.

É campeão!
O pequeno Matheus Soares Laguna, de oito anos, foi o grande campeão  da corrida Verde e Amarela da escola Castelo Branco, realizada no sábado, 2/9, no Parcão. Aluno do 3º ano, o pequeno deixou orgulhosos a mamãe Josiane, o papai Everaldo, os tios Karine e Sérgio, o mano Lucas e os primos Nícolas e Cecília.

Bah!
O empresário Richard Amaral, da Bah! Produtora - nova dona do Carnaval, tem sido presença constante nos diversos eventos oficiais da comunidade. Em outros tempos, o pessoal do Carnaval, ou da Comissão do Carnaval, só aparecia na folia. Tempos novos. Parabéns!

Cinema
A 2ª Mostra Sesc de Cinema já está com inscrições abertas. Os uruguaianenses que desejarem participar devem enviar seus trabalhos até 1/10. Podem ser inscritas produções audiovisuais de longa e curta metragem. A Mostra tem como objetivo contribuir para a difusão da produção cinematográfica brasileira. Para inscrições e informações sobre o edital, acesse www.sesc.com.br/mostradecinema. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana, que fica na rua Flores da Cunha, nº 1984, ou pelo telefone (55) 3412-2482.

Desenvolvimento
O prefeito Ronnie Mello (PP), acompanhado de uma comitiva de políticos que estiveram em Uruguaiana para a inauguração da UPA 24 horas, estiveram reunidos com representantes do Sistema S. O objetivo do encontrou foi iniciar as tratativas para possíveis parcerias em busca do desenvolvimento econômico do município. Estiveram presentes representantes do Sesc, do Sebrae, Senar, Senac e Sest/Senat.


Sem feriadão
Na quinta-feira, 7/9, feriado de Independência do Brasil, a Justiça Estadual – inclusive na comarca de Uruguaiana – atenderá em regime de plantão as medidas de urgência. Na sexta-feira, 8/9, porém, o atendimento será completo, com expediente normal. 

Pizza
O projeto Inclusão em Movimento estará promovendo a Noite da Pizza no dia 9/9. As pizzas custam R$ 15 cada, e as opções de sabores são: calabresa, bacon, milho, portuguesa ou mista. O local de retirada é na Av. Presidente Vargas, nº 4563, das 18h às 22h.