quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Ed. 2839 - Começa a Semana Farroupilha

Veja aqui a edição digital
  1. Crise é uma oportunidade para votar a reforma da previdência
  2. SOS Mulher
  3. CineSesc
  4. Projeto
  5. Palestra
  6. Encontro
  7. Princesas
  8. Rotary
  9. Os Rouxinóis
  10. Semana Farroupilha I
  11. Semana Farroupilha II
  12. Curso
  13. Jantar Dançante
  14. Aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018
  15. Vereador propõe venda de tickets para estacionamento rotativo
  16. PL visa auxiliar no combate a abuso infantil e violência doméstica
  17. Oficialmente aberta a
  18. Semana Farroupilha em Uruguaiana
  19. Jogos de Uruguaiana já têm seus campeões
  20. Homem é alvejado durante assalto próximo ao Sinuelo
  21. Sexta-feira, 15/9
  22. Sábado, 16/9
  23. Domingo, 17/9
  24. Arroz Caldoso
  25. Ganache de caramelo com banana da terra, baunilha e canela
  26. Anitta e Sabrina Sato dividem posto de musa de camarote
  27. Grávida de gêmeas, Ivete Sangalo recorreu à inseminação artificial
  28. Malhação
  29. Novo Mundo
  30. Pega Pega
  31. A Força do Querer Gracyanne Barbosa posa para campanha em Las Vegas

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o Festival de Teatro Uruguaianense

Créditos: Francisco Leal/JC
O Festival de Teatro Uruguaianense, que inicou na sexta-feira da semana passada, terminou ontem, 13/9. Durante seis dias, foram proporcionadas dez apresentações no Teatro Municipal e na Praça Barão do Rio Branco. O festival foi organizado pela Cia de Teatro e Dança Clandestinos e pela Cia Escenica Giratoria, de Paso de Los Libres. Vieram para o festival companhias teatrais da Argentina e das cidades gaúchas: Porto Alegre, Gravataí, Rosário do Sul, Santo Ângelo, Bagé e Montenegro.
Segundo a organização do evento, cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o Festival. “Tivemos duas sessões lotadas, com público de 1.200 pessoas cada. As demais variaram entre 300 e 500 espectadores”, comentou o integrante do grupo Clandestinos, Douglas Pereira.
O festival iniciou com espetáculo “Chapeuzinho Vermelho”, da Cia de Teatro Parceiros, de Bagé. Na sequência, o espetáculo do Cena Livre 2017, foi “A dama da loção de Lavanda”, de Rosário do Sul. A terceira apresentação foi a peça “Minhoca”, também de Rosário. Na sequência, “Mades Medus” de Paso de Los Libres. O quinto espetáculo, foi a peça “La Sangre Imprescindible”, também de Libres. A sexta peça foi “Mon y Mishu”, da Compañía Teatral La Botarga, de Paso de Los Libres, seguida da peça “Caminhos” do grupo Renascença Cia de Teatro, vindo de Montenegro. No quarto dia do festival, a oitava peça apresentada foi “Dog Day”, do Grupo ATriTo de Porto Alegre. Em seguida, a peça “Magica Cenicienta” do Estudio Teatro de Corrientes, Argentina. Na sequência, “Aqueles que se afastam de Omelas” do Grupo Eu Teatro, Tu Teatras?, de Uruguaiana. Na terça-feira, teve apresentação do grupo uruguaianense, Os Desajustados, com peça “A ponte se ajeita ou morre de vez”. À noite foi a vez do espetáculo “O bonde dos coroinhas”, da Cia Brechó de Teatro, de Gravataí.
Ontem, 13/9, acompanhamos o espetáculo “Amor e com pulgas”, da Peppe Company – Companhia Artística, de Santo Ângelo.
Por conta do horário da premiação e encerramento do festival, o Jornal CIDADE vai divulgar os vencedores nas próximas edições.

Créditos: Francisco Leal/JC




Larissa Vargas

Aulas práticas movimentam os sábados no CAM

Créditos: Nino Oliveira
Os sábados têm sido movimentados no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM), de acordo com o diretor, Nino Oliveira. Já que os sábados são utilizados para aulas práticas das turmas do turno noturno que trabalham durante a semana. Desde a primeira hora da madrugada, os funcionários, alunos e instrutores já estão se envolvendo com as aulas práticas programadas para o dia letivo.
“A partir das 6h começa o manuseio com o gado na mangueira para desenvolver a prática de manejo de bovinos e aplicar os brincos nos terneiros. Pouco antes das 8h, ocorre o deslocamento para a vinícola em São Marcos, um grupo de alunos foi na semana passada, usando meios próprios de locomoção, participar de mais uma aula prática de poda em videira e colaborar com o projeto da Vinícola Municipal”, explicou o diretor.
Na semana passada, também teve prática externa. Uma turma foi para uma aula de apicultura na residência do professor Hilário Petry, que é colaborador do Colégio Agrícola. E no pátio do CAM, se dividiram as turmas desenvolvendo variadas tarefas voltadas ao aprendizado e a manutenção da escola. Enquanto o trator transportava o adubo necessário para compor os canteiros, os alunos preparavam a nova estufa de mudas.
Finalizando, Oliveira, falou sobre a dedicação que tem visto por parte dos alunos. “O que se vê nos registros é a dedicação dos alunos e professores que seguem o combinado nas reuniões da Direção, que orienta o desenvolvimento de projetos que resultam em aprendizado e crescimento, visando a formação do futuro técnico agropecuário”.



Larissa Vargas

Alunos do CAM recebem aprimoramento do Senar

Alguns alunos do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM), receberam aprimoramento por meio de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), em processamento de frutas e de processamento de hortaliças, respectivamente.
O instrutor Paulo Aydos Moreira esteve ministrando o curso, e levando conhecimento aos inscritos, que no final, apresentaram aos demais colegas o resultado obtido na capacitação.
A direção do CAM parabenizou a todos os alunos que levam o bom nome do educandário e da Cooperativa Educacional dos Alunos, Professores, Instrutores e Funcionários do Colégio Agrícola de Uruguaiana Dr. Luiz Martins Bastos (Coopercam), por meio dos resultados obtidos e agradeceu ao Senar/RS pela presença constante na caminhada rumo ao conhecimento.

Créditos: Nino Oliveira


Larissa Vargas

Maria da Penha leva mais dois para a cadeia

Duas pessoas foram presas ontem, 13/9, por crimes relacionados à Lei 11 640/2016, a Lei Maria da Penha.
A primeira prisão ocorreu na Rodovia BR-290, nas proximidades do Porto Seco Rodoviário. J.S.P.C. foi preso por descumprimento de medidas protetivas. De acordo com a delegada Caroline Huber, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), ele responde a inquérito policial por vias de fato e desobediência. Ao denunciar o homem, sua ex-companheira solicitou medidas protetivas, que foram deferidas pela Justiça e estavam em vigor. No entanto, o acusado as desrespeitou. Ao tomar conhecimento do dato, a Delegada representou pela prisão preventiva do J.S.P.C., que foi deferida pelo Poder Judiciário.
Já A.S.G., 25 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) pela Brigada Militar depois de discutir com a vítima, sua namorada, e quebrar alguns objetos de sua casa, ainda na noite de terça-feira, 12/9. Foi feito um registro de ocorrência simples e ele foi liberado, após ser orientado pelos policiais a manter-se longe da vítima. No entanto, já na madrugada desta quarta-feira, 13/9, ele retornou à casa da vítima efetuando ameaças. Novamente encaminhado à DPPA, ele foi autuado em flagrante pelo delegado Enio Tassi.

Gabriela Barcellos

Abertas as inscrições para oficina de videoclipe


Estão abertas as inscrições para a oficina do projeto “Vamos Fazer um Filme”, que desta vez será de videoclipe. A oficina será ministrada pelo professor Marcelo Tajes, e realizada pelo Cineclube Macuco com financiamento do PRÓ-Cultura/RS.
As inscrições são gratuitas, estão sendo realizas na Escola Estadual Senador Salgado Filho, no bairro Francisca Tarragó, e seguem até o próximo sábado, 16/9.
A oficina de videoclipe começa no domingo, 17/9 e vai até o sábado dia 22/9. No dia 23/9, haverá a mostra comentada do videoclipe à escola e comunidade do bairro, além de um sarau e apresentações de talentos locais.

Larissa Vargas

Plantão

Captura I
A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) capturou ontem, 13/9, Ezequiel da Silva Rodrigues. Ele foi condenado por tráfico de drogas e recebeu pena alternativa. No entanto, precisava cumprir uma série de medidas, entre elas a de se apresentar mensalmente no Fórum de Justiça. por descumprir as medidas ele teve a prisão decretada pelo Poder Judiciário.

Captura II
A Brigada Militar capturou ontem, 13/9, uma mulher que estava foragida da Justiça. Maria de Lourdes Gomes foi condenada a oito anos de prisão em regime fechado, por tráfico de drogas. Ela foi apresentada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e depois encaminhada à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (DPPA).



Flagrante
Um homem foi preso em flagrante na manhã de ontem, por furto. O rapaz furtou um freio para cavalo, com rédeas, avaliado em mais de R$ 2 mil.

Evasão
Três adolescentes, que estavam abrigados no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (Cacau) II, na Rua Tiradentes, se evadiram da instituição. G.R.M. saiu para ir à escola e não retornou. Já S.I.S. e A.S. saíram sem autorização.

Furto abigeato
Um ovinocultor registrou o furto de nove ovelhas de seu rebanho. A propriedade fica nas proximidades do Aeroporto Ruben Berta e, além dos animais, foram furtados dois pares de arreios, medicamentos e material para aplicação de medicamentos.

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza atividade de valorização à vida

Créditos: ASCOM/PMU
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Saúde Mental que tem como diretora, Maria da Graça Schmitt, realizou na última segunda-feira, 11/9, uma série de atividades de valorização à vida que aconteceram na Praça Barão do Rio Branco, no ambulatório especializado em Saúde Mental, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e Caps AD (Álcool e Drogas).
Atividades como caminhada, alongamento, roda de conversa e outras recreações fizeram parte da programação que contou com a presença dos pacientes dos Caps.
Esta foi uma das ações que fazem parte do Setembro Amarelo, que começou no dia primeiro deste mês em todo o País. Durante o mês estão sendo realizadas programações promovidas pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Valorização à Vida (CVV) e apoio de entidades locais, visando a promoção de qualidade de vida, proteção, de recuperação da saúde.

Larissa Vargas

Câmara analisará projeto que dá tratamento diferenciado a produtos locais

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
O Poder Legislativo inicia hoje a apreciação em plenário do projeto de lei que “Cria o Programa Origem Uruguaianense e torna obrigatória a oferta e a divulgação de produtos agropecuários e industrializados produzidos no Município de Uruguaiana, nos estabelecimentos comerciais cedidos, concessionados e licitados”. A matéria é de autoria do vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia.
A matéria obriga a dar tratamento comercial diferenciado aos produtos agropecuários e industrializados no município, quando da oferta de venda nos estabelecimentos comerciais cedidos, concessionados e licitados pela administração pública municipal.
Tal diferenciação comercial será garantida através da oferta obrigatória dos produtos em espaço correspondente a 25% do espaço total utilizado na divulgação de venda do estabelecimento. A veiculação garantida deverá estar contemplada na forma física, nas áreas de venda, prateleiras, gondôlas; na forma impressa, em cardápios, lista de preço, caderno de ofertas e folheteria; e na mídia digital, através das redes de informática, de som e imagem. Para isso, o produtor deverá credenciar os produtos na secretaria de Desenvolvimento Econômico, em um cadastro específico para o Programa Origem Uruguaianense.
No caso do não cumprimento da Lei, o estabelecimento será inicialmente advertido, e se não adequar-se será multado em 100 URM´s (Unidade de Referencia Municipal), cerca de R$ 300. Se novamente reincidir, terá o alvará de funcionamento suspenso pela Secretaria.
Ao justificar a iniciativa o Vereador destacou que, atualmente     “já temos mais de 30 empresas/pessoas físicas cadastradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Este projeto de lei visa reforçar ainda mais o papel do Município na aplicação de ações voltadas ao fomento das atividades agrícolas e industriais no município de Uruguaiana, dando amparo, divulgação e incentivando a produção dos produtos de Origem Uruguaianense. Sendo esses geradores de tributos para nossa cidade, merecendo tal diferenciação.     É notável que a agricultura familiar e os núcleos de produção agrícola – cooperativas e associações, pequenos tem papel relevante de influência na economia do Município”.

Gabriela Barcellos

Justiça pela paz em casa: 8ª edição movimentou mais de 27 mil processos


A Corregedoria-Geral da Justiça divulgou os números da 8ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorreu entre os dias 21 a 25 de agosto, realizada pela CGJ em conjunto com a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Nesta edição, 27 818 processos envolvendo violência doméstica foram movimentados. No período, foi destacada a Justiça Restaurativa e como os Círculos Restaurativos reforçam a luta contra a violência doméstica. Foram realizadas 765 audiências de instrução e foram expedidas 1 181 medidas protetivas.
De acordo com a juíza-corregedora Traudi Beatriz Grabin, os dados e relatórios gerados mostram que houve um aumento no número de despachos proferidos e nas sentenças prolatadas em relação à edição de março deste ano. “Os magistrados realizaram ações chamando a sociedade para o enfrentamento e reflexão deste tipo de violência, o que tem repercutido positivamente, pois as mulheres têm se sentido cada vez mais encorajadas a não ficarem caladas”, destacou.
A inovação desta edição foi a realização de ações no âmbito da Justiça Restaurativa: “Não é, como muitos podem pensar, reconciliar o casal, mas sim ressignificar os relacionamentos, pois o fato de a violência acontecer num ambiente doméstico e familiar mostra que o vínculo entre estas pessoas não é esporádico além de, em grande parte das situações, envolver crianças, adolescentes e idosos e, neste contexto, precisamos construir a paz nestes lares”, concluiu.
Criada com o objetivo de ampliar a efetividade da Lei n 11 340/2006 (Lei Maria da Penha), a Semana Justiça pela Paz em Casa é um mutirão realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, que acontece em todo o país, e faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário. A iniciativa é realizada em três edições no ano e prevê a realização de audiências concentradas e julgamentos de ações penais relativas à violência de gênero. A edição de agosto teve como tema “11 motivos para não se calar”, em alusão aos 11 anos de vigência da Lei Maria da Penha.

Gabriela Barcellos

Unipampa: Campus Uruguaiana oferece quatro cursos de pós-graduação


A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), divulgou nesta semana os editais de seleção para 17 cursos de pós-graduação stricto sensu. São 234 vagas distribuídas em 14 cursos de mestrado e três de doutorado, ofertados em sete dos dez campi da instituição. O processo seletivo prevê o ingresso dos estudantes no primeiro semestre de 2018.
Confira os programas de pós-graduação ofertados no campus Uruguaiana:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF)
Nível: Mestrado Acadêmico
Inscrições: De 01/11 a 24/11
Número de vagas: 20
Mais informações: Edital nº 255/2017

Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPGCF)
Níveis: Mestrado e Doutorado Acadêmicos
Inscrições: De 10/12 a 10/01
Número de vagas para mestrado: 02
Número de vagas para doutorado: 01
Mais informações: Editais nº 263/2017 (mestrado) e nº 262/2017 (doutorado)

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBioq)
Níveis: Mestrado e Doutorado Acadêmicos
Inscrições: De 04/09 a 03/10
Número de vagas para mestrado: 09
Número de vagas para doutorado: 07
Mais informações: Editais nº 268/2017 (mestrado) e nº 267/2017 (doutorado)

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA)
Nível: Mestrado Acadêmico
Inscrições: De 11/09 a 29/09
Número de vagas: 27
Mais informações: Edital nº 269/2017



Larissa Vargas

Sesc Uruguaiana recebe exposição “A Arte e seus Desafios”


O Sesc Uruguaiana recebe a exposição “A Arte e seus Desafios” até 4/10. O acervo reúne trabalhos desenvolvidos pela artista plástica Maria Luiza Hodje Jäger e seus alunos no atelier. Segundo Maria Luiza, cada trabalho realizado é um desafio vencido, “continuamente superamos nossos próprios limites, provocamos novos impulsos, que fazem emergir novas emoções nos admiradores de arte”. A visitação tem entrada franca e pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 22h; e sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para visitações escolares, é necessário agendamento por telefone (55) 3412-2482. O Sesc fica localizado na Rua Flores da Cunha, 1984.

Sobre o Arte Sesc 
Cultura por toda parte - Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.


Larissa Vargas

Calibre 9mm é liberado para policiais civis e militares


O comando do Exército autorizou policiais civis e militares do país inteiro a comprarem e portagem pistolas calibre 9 mm, usada pelas Forças Armadas e considerada uma das armas curtas mais letais do mundo. A liberação é para uso particular e atende à solicitação de entidades ligadas às polícias, em meio a uma grave crise de segurança na qual agentes têm sido assassinados por criminosos em momentos de folga.
As polícias militares – entre elas a Brigada Militar –, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal já eram autorizadas a comprar 9 mm para suas tropas, mas seus membros não podiam utilizar para fins particulares – o que mudou com a nova norma. Para uso pessoal, policiais já podiam comprar pistolas como 380, .40 e até .45, mas nenhuma delas tida por especialistas como tão letal (transfixante) quanto a 9 mm. Os bombeiros militares também estão autorizados pela lista do Exército, mas os guardas municipais de todo o país seguem excluídos dessa permissão, por não serem consideradas polícias.
A arma liberada custa cerca de R$ 3,7 mil, praticamente o mesmo que uma .40.


Gabriela Barcellos

Pela terceira vez: TCE retira julgamento das contas de Ronnie da pauta

Mais uma vez, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) retirou da pauta de julgamento as contas de gestão do prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) referente ao ano de 2014, quando ele ainda era vereador e exercia a presidência da Câmara Municipal. Esta é a terceira vez que o processo que apura a legalidade da administração de Mello no Parlamento é retirada da pauta de julgamento e acontece após, também, uma suspensão de tramitação ocorrida no ano passado, quando a análise teve início.
A análise estava marcada para ocorrer ontem, 13/9. Com a nova retirada, segue pendente, o que deixa dúvidas sobre o futuro político do Prefeito, uma vez que, quando foram julgadas – e um dia serão – as contas de Ronnie poderão ser reprovadas. Isso porque entre os documentos a serem apreciados pelos conselheiros do TCE está o parecer do Ministério Público de Contas (MPC), que opinou pela desaprovação.
No parecer, o órgão ministerial aponta irregularidades, como o não cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pede fixação de multa e ainda que seja expedido um alerta ao atual gestor, na tentativa de evitar a reincidência.
A análise trata também das contas do então vice-presidente, Irani Fernandes (PP). Quanto a este, o parecer não aponta irregularidades.
Ainda não há uma nova data para julgamento.

Gabriela Barcellos

CDL e Sindilojas preparam “Natal Encantado 2017”

Créditos: Victor Carloto
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL), representada pela presidente Luciane Lopes, e o Sindilojas, representado por Giancarlo Ferriche, se reuniram nesta semana para discutir a organização do “Natal Encantado de 2017”.
O evento está em fase final de estruturação. O foco é trazer atrações culturais que ajudem lojistas e colaboradores a vender mais neste natal. A ideia é que os eventos ocorram a partir da metade de novembro e se desenvolvam até o dia 23/12. Atividades como palestras, sorteios de prêmios, shows e workshops, fazem parte das programações. As tratativas dos eventos devem ser divulgadas até o final de setembro.
“Queremos realizar atividades lúdicas para comunidade e fomento aos negócios. Estamos numa crescente da nossa economia, juros baixos e pouca inflação vão estimular o consumidor no Natal. Queremos aproveitar esse momento bom para que o lojista fique atento às oportunidades e o colaborador consiga apresentar boas propostas para o cliente”, afirmou a presidente Luciane Lopes.
Também participaram da reunião:  Manoel Barreto, Diretor Financeiro do Sindilojas; Jorge Prestes, Vice-Presidente da Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS); Enilda Barreto, Diretora de Comunicação da CDL Uruguaiana.


Larissa Vargas

CAM vai realizar 1º Encontro Cultural


Para valorizar a cultura gaúcha e as raízes campeiras, o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos (CAM) vai realizar na próxima terça-feira, 19/9, às 19h, nas dependências do colégio, o 1º Encontro Cultural e Artístico do CAM com entrada franca e aberto à comunidade.
Cada módulo do colégio fará apresentações artísticas e culturais como música, canto, dança e poesia, com participação de alunos e convidados.
Para mais informações ligue 3413-6212 - 996376235.

Larissa Vargas

Revalida 2017: Inscritos no exame já podem consultar os locais de prova

Créditos: SECOP
Os inscritos no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) já podem consultar os locais onde farão as provas. O cartão de confirmação da inscrição está disponível desde segunda-feira, 11/9. O documento também contém informações sobre horários de prova e atendimentos solicitados, e pode ser consultado na página do participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A primeira etapa do Revalida será aplicada em 24/9, em Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Os participantes têm cinco horas para resolver a prova objetiva, pela manhã, e três horas para realizar a discursiva, no período da tarde.
O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil e aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal. A prova é aplicada pelo Inep, enquanto a revalidação é de responsabilidade de instituições de educação superior públicas que aderiram ao exame.
Mais informações pelo site revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao.

Larissa Vargas

I Fórum Estadual de Ensino Jurídico debaterá currículos dos cursos de Direito


A Comissão de Ensino Jurídico da seccional Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA), realizará na sexta-feira, 15/9, o Fórum Estadual de Ensino Jurídico. Inédito, o evento acontece das 9h às 17h30 no auditório Guilherme Schültz Filho – 2º andar da sede da seccional. As inscrições são gratuitas.
Na pauta do evento está o papel do professor na educação jurídica, instrumentos de avaliação, ensino jurídico no Brasil, a educação a distância (EaD) nos cursos jurídicos e Exame de Ordem serão alguns dos assuntos abordados.
Para o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, a qualidade do ensino jurídico no País influencia a advocacia e os direitos dos jurisdicionados, entretanto ele se preocupa com o índice de reprovação no Exame de Ordem: “Temos de discutir a qualidade do ensino jurídico sem açodamento e com todo o cuidado necessário. Os altos índices de reprovação, observados no Exame de Ordem, decorrem da má qualificação oferecida por algumas instituições de ensino, as quais vendem uma ilusão aos estudantes. Resta, claramente, a relevância estratégica do ensino jurídico, motivo pelo qual a OAB tanto se preocupa com a questão”, disse.
“Vamos refletir e discutir também como o ensino foi construído através dos tempos e como podemos melhorá-lo com a nova realidade e com os avanços que vivenciamos”, acrescenta a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Rosângela Herzer.
O presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS, Igor Danilevicz, destaca que o objetivo do evento é refletir sobre o atual momento do ensino jurídico do País e avaliar as perspectivas de melhorias nos currículos de Direito para os próximos anos: “Esse é o nosso primeiro Fórum em nível Estadual e, desta forma, queremos avaliar a situação atual dos currículos de ensino jurídico, as perspectivas e as diretrizes curriculares e também analisar a modalidade de ensino a distância”, ressalta. Segundo ele a autorização de criação dos cursos tecnólogo e técnico em serviços jurídicos tem gerado certa angústia no meio acadêmico: “Esse assunto é bem polêmico e sensível, assim como também o do exame de Ordem e a qualidade do ensino nas Universidades, que serão muito discutidos no Fórum”, reiterou.
Segundo o dirigente da Comissão, o Fórum é aberto para toda a comunidade, advogados (as), estudantes de todas as áreas, coordenadores de curso, professores e demais interessados no tema.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Portal do Aluno da ESA/RS (http://portaldoaluno.oabrs.org.br/).

Programação
A abertura acontece às 9h, a cargo do presidente da OAB/RS, advogado Ricardo Breier.
9h30 – Reflexões acerca do ensino jurídico no Brasil
Debatedores: Fábio Sbardelotto (Diretor da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP), Marciano Colpo (Coordenador da Faculdade de Direito – IMED – Porto Alegre); Mediador: Ígor Danilevicz (Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
10h15 às 10h30 - Questionamentos do público
10h30 - O papel do professor na educação jurídica e instrumentos de avaliação
Debatedores: Anelise Coelho Nunes (Reitora do Centro Universitário Metodista – IPA) e Dr. Ramon Perez Luiz (Professor do Curso de Direito Faculdades Integradas São Judas Tadeu e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
12h às 14h – Almoço
14h - Diversidade nos cursos jurídicos
Debatedor: Clarice Beatriz (Decana Associada da Escola de Direito da PUCRS); mediador Gustavo Adolfo Victorino Grehs (Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
15h15 - As diretrizes curriculares do curso de direito e o impacto no Exame de Ordem
Debatedores: Cezar Peres (Presidente da Comissão de Exame de Ordem e conselheiro seccional da OAB/RS) E Letícia Loureiro (Professora da PUCRS); Mediadora Fabiana Carla Camilotti Isaia (Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
16h15 - Educação a distância (EaD) nos cursos jurídicos
Debatedores: Maira Angélica Dal Conte Tonial (Professora da UPF e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS) e André Luiz Olivier da Silva (Coordenador do Curso de Direito Unisinos); mediadora Rosane Beatriz J. Danilevicz (Coordenadora do Curso de Direito Faculdades Integradas São Judas Tadeu e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS)
17h30 – Encerramento.

Gabriela Barcellos

DPPA realiza mutirão para atender a demanda reprimida

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Uruguaiana está passando por um mutirão para dar fim a demanda reprimida de procedimentos. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Juliano Aguiar de Carvalho, o projeto é piloto e deverá ser instalado nas demais delegacias da cidade.
Carvalho explica que a equipe que está realizando o trabalho é formada por quatro policiais, já lotados em Uruguaiana e indicados pelos delegados, em regime de hora extra. O trabalho teve início a cerca de 30 dias e permanecerá na DPPA por mais 30 dias. Após, passará para outra delegacia. “A ideia é zerar a demanda reprimida das delegacias, mas a equipe é itinerante. Ficarão mais 30 dias atuando na DPPA e, depois, passarão para outra DP, e assim sucessivamente até atender a todas as delegacias locais”, diz. O trabalho dos agentes é monitorado pelo delegado responsável por cada uma das delegacias.
Nos últimos 30 dias, os profissionais atuaram em centenas de procedimentos que já estavam próximos da prescrição. Conforme Carvalho, destes foram finalizados cerca de 200 termos circunstanciados (TCs). “Inicialmente pode parecer um número pequeno, mas o trabalho foi feito do zero. Foi necessária uma estruturação e os policiais realizaram uma triagem em todos os procedimentos existentes. E além dos 200 concluídos, há muitos outros já em fase de conclusão”, explica o Delegado. Conforme ele, a expectativa é que nos próximos 30 dias, o número de TCs concluídos seja bastante superior.

Gabriela Barcellos

Primeira discussão do Escola Sem Partido ocorre hoje

Créditos: Gabriela Barcellos/JC
Acontece hoje a primeira votação do projeto de lei que institui no âmbito do sistema de ensino do município, as diretrizes do “Programa Escola Sem Partido”, de autoria do vereador Eric Lins (DEM). A polêmica matéria foi a primeira a ser protocolada nesta legislatura e deu início a um forte atrito entre o autor e uma parcela de professores, que se posicionaram contrários ao PL, dizendo que o Vereador está atentando contra os direitos dos professores.
O projeto deve ser apreciado em duas sessões subsequentes. A segunda discussão acontece na terça-feira, 19/9, quando ocorrerá a votação da matéria.
Pelo projeto, o sistema de ensino do município será informado pelos seguintes princípios: I - neutralidade ideológica e político-partidária; II - pluralismo de ideias no ambiente acadêmico; III - liberdade de aprender, como projeção específica, no campo da educação, da liberdade de consciência; IV - reconhecimento da vulnerabilidade do educando como parte mais fraca na relação de aprendizado; V - instrução e informação do estudante quanto aos direitos compreendidos em sua liberdade de consciência; VI - direito dos pais a que seus filhos menores não recebam a educação moral, religiosa ou ideológica que venha a conflitar com suas próprias convicções.
O PL proíbe a prática da doutrinação política e ideológica em sala de aula, bem como a veiculação, em disciplina obrigatória, de conteúdos que possam estar em conflito com as convicções morais dos estudantes ou de seus pais, a fim de garantir que professores não abusem da “inexperiência, da falta de conhecimento ou da imaturidade dos alunos, com o objetivo de cooptá-los para esta ou aquela corrente político-partidária, nem adotar livros didáticos que tenham esse objetivo”. Eles não devem fazer propaganda em sala de aula nem incitar seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas com finalidade político-partidárias e ao tratar de questões políticas, sócio-culturais, econômicas, ou morais, apresentar aos alunos, de forma justa – isto é, com a mesma profundidade e seriedade – as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito. Devem abster-se de introduzir, em disciplina obrigatória, conteúdos que possam estar em conflito com as convicções morais dos estudantes ou de seus pais e não criar em sala de aula uma atmosfera de intimidação, ostensiva ou sutil, capaz de desencorajar a manifestação de pontos de vista discordantes dos seus, nem permitir que tal atmosfera seja criada pela ação de alunos sectários ou de outros professores.

Gabriela Barcellos

Vereador vê “maracutaia” nas contratações da UPA

Créditos: Câmara de Vereadores
A Comissão de Serviços Municipais e Saúde realizou ontem, 13/9, uma reunião na Câmara de Vereadores, para apurar as polêmicas que vieram à público nos últimos dias, sobre as contratações e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada há dez dias. Segundo o vereador José Clemente (PSDB), que preside a Comissão, “as informações que chegaram  foram de que parentes de agentes políticos foram contratados, e queremos saber quem são, e se a empresa sabia do parentesco entre funcionários selecionados e agentes políticos, tanto do Executivo, quanto do Legislativo”. De acordo com Clemente, a administradora da UPA, Pauline Souza, “informou que desconhecia as relações quando da seleção, mas que no dia da reunião ficou sabendo que uma das funcionárias é esposa do secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, João Francisco Fernandes; outro é médico e filho da secretária de Saúde, Thaís Aramburu; e uma enfermeira é filha da vereadora Suzana Alves”, completou.
Sobre os critérios para as contratações, especialmente porque o médico Jandir Tarragó Palma foi encontrado dormindo durante o plantão, a administradora Pauline Souza, disse na reunião que foram conduzidas por outra empresa, terceirizada pela Associação Beneficente Sílvio Scopel, que já é uma terceirizada, logo, a seleção foi feita pela própria Sílvio Scopel, disse o vereador tucano, complementando que “na verdade é uma ‘maracutaia’”. Ainda segundo Clemente, a administradora disse que este médico estaria sendo punindo com o desconto do salário referente ao período no qual dormiu, que foi flagrado, inclusive, por meio das câmeras de segurança.
A diretora da UPA, Pauline Souza, foi procurada por telefone pelo jornal CIDADE, mas disse que forneceria maiores informações sobre a conduta do médico apenas pessoalmente, mas confirmou que a UPA funciona 24 horas, com um expediente de 14 horas, das 8h às 22h, e dois médicos à disposição, e outro de 10h, das 22h até às 8h do dia seguinte, com apenas um médico. Sobre a escala, Pauline acrescentou que é meio complicada porque os médicos trocam muito entre si devido a outros compromissos profissionais, inclusive em outras instituições públicas de saúde.
Em nota divulgada na última terça-feira, 12/9, a Sílvio Scopel disse que as contratações são desvinculadas da Administração Municipal, portanto desobrigadas de seguir ou obedecer qualquer certame público, todavia, recebeu a relação dos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, que caducou poucos dias antes da sua contratação. Ainda segundo a Associação, a opção foi pela contratação de profissionais com experiência comprovada (grifo nosso) em urgências e emergências.
A Comissão de Serviços Municipais requisitou o contrato da Prefeitura com a Sílvio Scopel, e a relação dos funcionários selecionados.

Secretaria de Saúde
A secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, falou que os médicos têm direito de descansar e de se alimentar, desde que não haja pacientes para atender. A secretária falou, inclusive, sobre um caso que presenciou na UPA. “As pessoas são muito complicadas. Um dia eu estava lá e uma senhora tinha um corte na mão e me disse: ‘faz uma hora que estou aqui’, daí eu questionei: ‘ela está há uma hora com um corte e não atenderam?’. Fui ver e fazia dez minutos que ela tinha chegado”.
Sobre a contratação da Sílvio Scopel, a secretária se disse contente. “É um trabalho de excelência que está sendo prestado, a gente está conseguindo atender a população nas 24h do dia. Claro que ajustes serão feitos no decorrer do trabalho, é pouco tempo ainda, mas com certeza para a população de Uruguaiana é um ganho maravilhoso”, comentou.

Ed. 2838 - Painel

Cumpleaños
A cidade vizinha e fronteira do Brasil, Paso de Los Libres, completou 174 anos na terça-feira, 12/9. O prefeito Ronnie Mello foi recebido pelo Intendente, Raúl Demésio Tarabini para um café na Intendência de Paso de Los Libres, junto com o Governador da Província Argentina de Corrientes, Ricardo Colombi, entre outros políticos e, autoridades militares e civis. Os convidados participaram do desfile com unidades militares e escolas. Na ocasião, autoridades militares realizaram homenagem ao monumento do General Joaquin Madariaga.

Os Rouxinóis
Seguindo a programação da semana farroupilha, a escola de samba Os Rouxinóis, oferece hoje, 14/9, jantar baile, com espinhaço e pirão no cardápio. O jantar é a partir das 20h30, e o ingresso custa R$ 12. Mais informações pelo telefone (55) 99985-9794.

Corrida
A “1ª Corrida do Bem” ocorre no próximo domingo, 17/9. O evento estava marcado para o último domingo, mas foi transferido devido ao mau tempo. A corrida ocorre na Praça Barão do Rio Branco, às 10h. Mais informações na Apae, ou com o professor Emerson da Unopar.

Tribunal de Justiça
Amanhã o TJ irá realizar manutenção programada às 8h30, o que poderá ocasionar indisponibilidade do Portal do Processo Eletrônico. Caso a indisponibilidade supere uma hora, será disponibilizada certidão correspondente.

Segurança Viária
Na semana passada, representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), estiveram na Prefeitura de Paso de Los Libres, participando de reunião com órgãos de trânsito do país vizinho, discutindo temas, como o alto índice de acidentes envolvendo automóveis argentinos em Uruguaiana. A partir desse encontro serão desenvolvidas atividades em conjunto, visando esclarecimentos sobre nossa malha viária, respeito à sinalização, maior atenção no trânsito, de tal forma que vidas sejam preservadas.


Inauguração
Ocorre hoje, 14/9, às 17h, a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar de Uruguaiana. A cerimônia ocorre às 17h, na esplanada da antiga Estação Ferroviária.

Cross Duathlon
A 2ª edição do Cross Duathlon da Fronteira Oeste ocorre no dia 24/9, às 9h, no brete da Charqueada, saída para Itaqui pela BR-472. A largada será frente à Escola E.E.F Uruguaiana. Serão percorridas pelos atletas as seguintes distâncias: 5 km corrida - 20 km ciclismo MTB - 2,5 km de corrida, todo o trajeto será percorrido em estrada de chão. Organização: Emerson Fechner Bahi. Dúvidas relacionadas às inscrições pelo telefone (55) 99998-2006 ou email: emerson.bahi@bol.com.br.

Rotary
Na semana passada, no Club Comercial de Uruguaiana, o presidente do Rotary Club de Uruguaiana Santana Velha, Gaspar Martins, esteve presente na Assembleia Geral Ordinária do Interact Club de Uruguaiana Fronteira Oeste, a convite da Presidente Maria Alice Silveira Giorgio Silva. O Rotary Club Santana Velha e o Interact Uruguaiana Fronteira Oeste buscam executar passos largos frente as causas rotarianas visadas nas diretrizes internacionais.


Comemoração
Na semana passada também aconteceu o jantar em comemoração aos 78 anos do Rotary Club Uruguaiana.


Palestra
No dia 23/9, haverá uma palestra sobre “Transtorno do Espectro Autista: Desafios e Possibilidades da Intervenção”, com a educadora especial e psicopedagoga Cristiane Kubaski, na Escola Nossa Senhora do Horto, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O ingresso antecipado custa R$ 15 + um quilo de alimento. No local o ingresso estará custando R$ 20 + um quilo de alimento. A palestra conta com certificação e é organizada é pela ONG Caminho Azul, e os projetos “Ensinar Criando” e “Mãos que Falam”.

Setembro Amarelo
A 1ª Corrida Setembro Amarelo foi transferida devido ao mau tempo. A corrida pela valorização da vida vai ocorrer amanhã 15/9, com largada em frente à Catedral de Sant’Ana, às 19h30.  Inscrições nos seguintes locai: Sesc, Modapé, Uninter e Academia Athlética. Vá com sua camiseta amarela!

Jantar Dançante
O Círculo Operário de Uruguaiana vai promover um jantar dançante farroupilha, com paella e saladas, na sexta-feira, 15/9, a partir das 21h. O ingresso custa R$ 20. O evento vai ocorrer no salão de eventos do Círculo Operário de Uruguaiana.

Aniversário
O Luiz Roberto (Kako) da loja Souza Magazine, ficou um ano mais velho ontem, 13/9. Feliz aniversário e felicidades, Kako!