sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Ronnie acaba com descontos no IPTU

Confira aqui a edição digital
  1. Desigualdade de oportunidades
  2. Encontro
  3. Unipampa
  4. Corrida do Bem
  5. Cumpleaños
  6. Aapecan
  7. Palestra cancelada
  8. Mecânica
  9. Rifa
  10. AGENDA
  11. Trânsito
  12. Futsal I
  13. Jiu-Jitsu
  14. Alcione
  15. CineSesc
  16. Futsal II
  17. Feira
  18. Artesanato
  19. Setembro Amarelo
  20. Educação
  21. Executivo quer derrubar leis que garantem redução de IPTU
  22. Novo estacionamento rotativo tramita nas comissões da Câmara
  23. Reunião debate retomada das operações ferroviárias
  24. Código permite conhecer espécies de árvores do Parcão por meio do celular
  25. Outubro Rosa promove empoderamento de pacientes com câncer de mama
  26. Faixas de segurança estão sendo revitalizadas
  27. Banco do Brasil flexibiliza negociação dos custeios do arroz
  28. Iniciado plantio da área da
  29. Abertura Oficial da Colheita do Arroz
  30. Reajuste no combustível aumenta custos de produção
  31. Uruguaiana poderá ser incluída na Operação Verão da PC
  32. Número de capturas da BM aumentou
  33. Sem escolas
  34. Alterada a data de aplicação do Encceja
  35. CAM realiza
  36. 1º Evento Cultural
  37. Alunos participam de ação educativa no trânsito
  38. Brasileiro disputa título latino de boxe em Buenos Aires hoje
  39. Seis representantes de Uruguaiana sobem no ringue hoje
  40. AEU joga última partida da primeira fase contra Figueira Futsal
  41. Nove cores de cabelo que serão uma tendência nesse ano
  42. Já pensou qual vai ser a mudança do ano? Se inspira nessas dicas.
  43. Radamés filosofa na web após ataque de fãs de Viviane Araújo
  44. Cristiano Ronaldo acerta detalhes de casório com namorada
  45. Malhação
  46. Novo Mundo
  47. Pega Pega
  48. A Força do Querer
  49. Grazi Massafera impressiona em aula de boxe e ganha elogio do professor

Executivo propõe alteração no PAAS para reativar programa

O Poder Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que altera a Lei 4 307/2014, que instituiu o Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor Público Municipal (PAAS). Isso porque, a lei criada pelo ex-prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), determina que a operacionalização do PAAS será por meio de cartão eletrônico, mas é omissa em relação a operacionalização do programa na hipótese de interrupção/suspensão do contrato com a administradora dos cartões, o que ocorreu apenas quatro meses após o início do programa, por conta das dificuldades financeiras do município.
De acordo com o Executivo, com a interrupção do programa um grande número de demandas judiciais surgiu, e motivou a atual administração a alterar a legislação para ter uma forma de pagar o benefício, reativando o programa e assim minimizar o número de demandas judiciais por medidas administrativas. A intenção é pagar o benefício mensalmente mediante inclusão em folha de pagamento, e quitar, dentro das possibilidades do município, as parcelas em atraso de cada servidor optante.
O PAAS possibilitou ao servidor optante deste programa o uso da quantia de R$ 120 para a aquisição de gêneros alimentícios mediante uso de cartão eletrônico. O PL apresentado ontem, altera o art. 9º, determinando que em caso de a operacionalização do PAAS não puder ou deixe de ocorrer mediante o sistema de cartão eletrônico, o Executivo, através da secretaria de Administração, fica autorizado a efetivar o Programa mediante inclusão em folha de pagamento dos servidores optantes. O pagamento administrativo, em folha, das parcelas em atraso do PAAS, em valor equivalente a uma parcela vencida por mês, até o limite de parcelas não pagas a cada servidor optante, fica autorizada. E o pagamento parcelado previsto no parágrafo segundo da lei (que não sofre alteração), fica condicionado a requerimento do servidor, com renúncia expressa ao direito de ação de cobrança de tais parcelas e eventuais diferenças, bem como de créditos próprios em eventual ação judicial em trâmite.
Além disso, os valores das parcelas serão corrigidos monetariamente pelo IGPM-FGV, sendo o valor total da correção adimplido juntamente com a última parcela devida a cada servidor optante que aderir ao parcelamento administrativo.
O projeto foi encaminhado às comissões técnicas da Câmara e os vereadores aprovaram o pedido do prefeito Ronnie Colpo Mello (PP), para que a matéria tramite em regime de urgência urgentíssima.

Gabriela Barcellos

Novo pacote: Governo foca no efetivo, custeio e sistema prisional


O governo do Estado irá encaminhar à Assembleia Legislativa um novo pacote de medidas para a segurança pública, formado por 16 projetos. O tema foi tratado em reunião no gabinete do secretário estadual, Cezar Schirmer, com a cúpula da Segurança, com o objetivo de definir uma série de providencias, especialmente na área prisional.
As matérias estão em processo de conclusão e são consideradas ‘fáceis’. As ações não mexem em direitos de servidores e várias das medidas tratam sobre novas possibilidades de participação da iniciativa privada no custeio de ações de segurança.

Subsecretaria
Um dos projetos cria a Subsecretaria de Administração Prisional, que tratará exclusivamente dos presídios. Será um órgão intermediário entre a SSP e a Susepe e caberá ao subsecretário negociar, por exemplo, a troca de imóveis do Estado por vagas em presídios. Outra mudança administrativa é o retorno do Detran à estrutura da secretaria da Segurança.

Contribuições
A ampliação das possibilidades de o Estado receber contribuições da sociedade na área de segurança está sendo abordada em vários projetos, dois quais se destacam: a criação da Lei de Incentivo à Segurança (LIS), nos moldes da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e o Fundo Comunitário de Pró-Segurança. As legislações determinam que, as emrpesas que contribuírem terão abatimento no pagamento de impostos; a concessão de isenção de ICMS na compra de veículos e equipamentos para doação à secretaria da Segurança Pública e para aquisição de coletes à prova de balas, armamentos e munições para a Polícia Civil e a Brigada Militar; e a lei que regulamenta as doações de animais às forças de segurança.

Aumento de efetivo

Um dos principais problemas enfrentados pelos órgãos de segurança, a falta de efetivo também é abordada nos projetos. Entre as medidas que contemplam essa questão, destaca-se: a ampliação do programa de militares temporários, para contratar, por dois anos, jovens que concluem o serviço militar obrigatório; o aumento do valor do abono de incentivo à permanência para os policiais que completam o tempo exigido para a aposentadoria; a criação do programa Mais Efetivo no Corpo de Bombeiros e na Brigada Militar; e a readaptação de militares para retorno à atividade.

Gabriela Barcellos

Comunidade tem mais uma opção para comprar hortifrutigranjeiros

Créditos: ASCOM/PMU
Começou ontem, 21/9, mais uma feira de hortifrutigranjeiros. O novo local para a comunidade adquirir os produtos, está situado na Avenida Presidente Vargas, entre as Ruas Íris Valls e General Vitorino (em frente à Escola de Samba ‘Os Rouxinóis’). A feirinha vai ocorrer todas às quintas-feiras das 9h às 13h. Os produtores também comercializam seus produtos no Mercado Público, de segunda a sábado das 8h às 18h.
Ainda há a opção de adquirir os produtos na Feira do Produtor, que ocorre nas terças e sextas, das 8h às 13h, atrás do Ginásio Municipal. Aos domingos na Praça Barão do Rio Branco, acontece a Feira da Comunidade das 9h às 13h.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude), criou no mês passado a Feira dos Doces que ocorre uma vez ao mês no Calçadão (Rua Bento Martins), das 9h às 13h.
Para mais informações sobre as feiras entre em contato por meio do número (55) 99933-2255 com Tiago Suarez, e para saber sobre a Feira da Comunidade ligue 99666.6665 com Simão Almeida.

Larissa Vargas

Jovem preso após assaltar mulher no centro

Um jovem foi preso na noite de terça-feira, 19/9, depois de assaltar uma mulher na Rua Domingos José de Almeida, bairro Centro.
A vítima caminhava em via pública, quando Brandon Rodrigues de Rodrigues, de 21 anos, se aproximou e, armado com uma faca, anunciou o assalto, mandando que a vítima entregasse o telefone celular. Sem reagir, a moça entregou o aparelho e o bandido deixou o local caminhando tranquilamente. A vítima acabou pedindo ajuda para um casal de desconhecido, que acionaram a Brigada Militar.
A partir de outro telefonema, anônimo, o 190 recebia em tempo real a localização do homem e uma viatura conseguiu localizá-lo. Ao ver os policiais o homem tentou fugir, mas acabou sendo capturado pela BM.
 Com ele os policiais encontraram o celular da vítima e a faca usada no crime. Além disso, já na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a vítima reconheceu o acusado, sem dúvidas.
Brandon Rodrigues foi autuado em flagrante por roubo a pedestre, pelo delegado de plantão, Enio Tassi.

Gabriela Barcellos

CDL e Consulado discutem criação de Câmara de Comércio Internacional

Créditos: Victor Carloto
A criação da Câmara de Comércio Internacional foi debatida em reunião entre o Consulado da Argentina em Uruguaiana e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Estiveram na reunião a presidente da CDL Uruguaiana, Luciane Lopes, e os diretores Jorge Alberto Urquiza e Clarindo Barbosa, e o auxiliar consular Walter Espindola.
O projeto conta com três polos de interesse. Um em Santa Maria voltado a educação, um em Porto Alegre, onde atuará com diplomacia e política, e outro ainda sem local definido que deve se especializar no comércio e atividades econômicas. Este último se chamará Câmara de Comércio Internacional e a mobilização da CDL é para que seja instalada em Uruguaiana. “Nós gostaríamos de aproveitar as estruturas que o campo do Comércio Exterior já trouxe a nossa a cidade e pensamos que isso possa desenvolver ainda mais Uruguaiana. Com a câmara, poderemos atuar institucionalmente com projetos internacionais dentro da esfera do empreendedorismo, ensinando e aprendendo com os nossos vizinhos, os argentinos”, afirma Luciane.
A ideia é trazer para Uruguaiana uma Câmara de Comércio capaz de estreitar as relações entre comerciantes, varejistas e até produtores dos dois países. A ideia parte de uma aproximação gradual dos interesses do Consulado Argentino junto a CDL Uruguaiana que pede ao Consul Argentino, Alejandro José Massuco, pela a criação do projeto. O Consul Argentino se encontra, nessa semana, no Rio de Janeiro para discutir questões bilaterais entre Brasil e Argentina – uma das pautas é a criação da Câmara de Comércio.
Com informações da Assessoria de comunicação da CDL.

Campanha de multivacinação termina hoje

Créditos: Francisco Leal/JC
Termina hoje, 22/9, a Campanha de Multivacinação, que está sendo realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. A campanha começou do dia 11 deste mês.
O objetivo da Campanha é atualizar a situação das vacinas de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Serão oferecidas as vacinas de rotina, que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, com a finalidade de melhorar a cobertura e otimizar a logística dos serviços de saúde, buscando resgatar a população não vacinada e/ou com a vacinação incompleta.
Todas as unidades de saúde do município estão participando da Campanha de Multivacinação, que atende de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, sendo que a Sala de Vacina Central, localizada no Centro de Saúde, funciona das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Luciane Freitas, até o “Dia D” da campanha, que ocorreu no sábado passado, 16/9, foram vacinadas 1.039 crianças de 0 a 9 anos, e 415 adolescentes de 10 a 14 anos. 

Créditos: Luciane Freitas

Larissa Vargas

Ed. 2843 - Painel

Trânsito I
Na terça-feira, 19/9, foi realizada uma “Blitz Educativa de Trânsito” na Rua Eustáquio Ormazabal n° 2346, dentro da programação municipal da Semana Nacional de Trânsito. A  ação aconteceu em uma parceria da UNIP (Universidade Paulista), do Cfc Shaloon e de Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram). Condutores e pedestres foram abordados e orientados quanto ao respeito e educação as leis de trânsito.


Trânsito II
Na terça-feira, 19/9, a Segtram por meio do seu departamento de transportes e de trânsito, recebeu em sua secretaria alunos da Escola Estadual professor Antônio Moacir Pereira Jacques, que conheceram o órgão e suas estruturas e também instruções educativas de trânsito e segurança. O secretário da Segtram Irani Coelho Fernandes, recebeu os alunos durante o passeio, na sequência conheceram o prédio da Prefeitura Municipal e as instalações do Cfc Uruguaiana, onde brincaram e aprenderam sobre o trânsito. 


Gênero
Ocorre no dia 23/10, na Unipampa, campus Uruguaiana o “IV Seminário Corpos, Gêneros, Sexualidades e Relações Étnico-Raciais na Educação”. O seminário tem como temática os avanços e retrocessos nas práticas sociais e na produção de subjetividades. O evento tem como objetivo propiciar um espaço-tempo para que os/as profissionais da educação e acadêmicos/as possam discutir, partilhar e construir conhecimentos sobre as questões relacionadas aos corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais no contexto atual. A estrutura do evento contempla mesas temáticas, apresentação de trabalhos/relatos e atividades culturais.

Nativismo
Os ingressos para o show do cantor Joca Martins ainda estão à venda. O espetáculo acontece no dia 20/10, às 21h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Mais informações pelos telefones (55) 99700-7474 ou (55) 99693-2899.

Simpósio
Entre 17, 18 e 19/10, ocorre o II Simpósio do Envelhecimento e II Mostra de Projetos de Pesquisa na Área de Envelhecimento. O evento será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Envelhecimento, junto a Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana. Para esta edição, os objetivos envolvem a discussão do envelhecimento, a compreensão de qualidade de vida dos idosos, atividades desenvolvidas e facilitadoras da convivência social destes idosos em ambientes distintos. Além de promover o debate sobre como ter um envelhecimento ativo e saudável e também a discussão sobre a necessidade de o envelhecimento ser visto como um processo natural.

Show
Zeca Pagodinho fará show em Uruguaiana no dia 18/11, às 20h, no Estádio Ferro Carril. Pontos de venda de ingresso: em Uruguaiana na Loja Guifri, Centro do vídeo, Empório Quinze, Empório JR e na loja do Carnaval na rodoviária, e em Paso de Los Libres na Goli Vinoteca. Ou pelo site www.bahentretenimento.com.br. Mais informações pelo (53) 98128-9028.

Samba
Alcione, a “Marrom”, fará show em Uruguaiana no dia 23/9, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A venda dos ingressos acontece na loja Gui Fri, Centro do Vídeo, Empório Quinze, Jr. Empório de Bebidas. Os ingressos também podem ser adquiridos pela internet, por meio do site www.bahentretenimento.com.br. Mais informações pelo telefone (53) 98128-9028.

Diocese
Na terça-feira, 19/9, os padres da Diocese se reuniram no Centro de Pastoral, em Uruguaiana, para avaliarem o processo da Catequese Catecumenal e finalizarem os encaminhamentos para o lançamento da Catequese Batismal no ano que vem.


UFSM
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Colégio Politécnico e do Colégio Industrial (Ctism) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A taxa de inscrição custa R$ 50 e as inscrições vão até o dia 7/11, pelo site da Coperves. Os interessados em cursar o Ensino Médio ou Ensino Técnico nos colégios Politécnico e Industrial devem participar da prova que será realizada no dia 3/12. Para os cursos técnicos subsequentes são 505 vagas no Politécnico e 224 no Ctism. Para o Ensino Médio são ofertas 35 vagas para o Politécnico e 75 no Ctism. As provas serão aplicadas de manhã, das 8h às 12h, para os candidatos a uma vaga no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e à tarde para Cursos Técnicos Subsequentes.

Curso
O Senac está com inscrições abertas para a turma de Dicção, desinibição e Oratória – Básico. As aulas vão ocorrer nas terças e quintas, à noite. O curso tem carga horária de 30h e os pré-requisitos são ensino médio incompleto e idade mínima de 16 anos.

Corrida
Na sexta-feira da semana passada, 15/9, foi realizada a 1° Corrida Setembro Amarelo com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a campanha “Setembro Amarelo - Valorização da Vida”. No evento também foi realizado uma caminhada e um passeio ciclístico, obtendo 221 inscritos, cada inscrição foi solicitado um material de higiene e outro de limpeza que foram doados para Apae.


Costura
Em novembro a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), em parceria com a Escola de Educação Profissional do Senai Uruguaiana, realiza o curso básico de costura. Formar mão de obra qualificada no segmento de confecção é o objetivo do curso, que será realizado nas dependências do Senai, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. As aulas terão início em 17 de outubro e término em 21 de dezembro. No encerramento do curso os alunos receberão certificado do Senai, de 60h. Inscrições e informações na Aciu, na rua XV de Novembro, 2167. Mais informações pelo telefone: 3412-6048.

Erga omnes
Até policiais militares já foram enquadrados pela delegada Caroline Huber na lei Maria da Penha. Nesta semana, policiais militares quase “deram o troco” diante de uma discussão em frente a um órgão público. Em breve, será a própria Caroline quem terá que enquadrar alguns colegas.