sábado, 7 de outubro de 2017

‘Ex’ preso por descumprir medida protetiva

Sob coordenação da delegada Caroline Huber, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) prendeu na manhã de ontem, 6/40, J.M.G.F.
O homem responde a inquérito policial por violência doméstica e sua ex-companheira, M.I.G.M. possui medidas protetivas contra ele. No entanto, o rapaz vem descumprindo a decisão judicial que determinava a proibição de aproximar-se de ex, que está grávida de sete meses. A prisão é preventiva e foi decretada após representação da Delegada.
Gabriela Barcellos

Vereadores manifestam repúdio a livro “Queermuseu”

A Câmara Municipal solicitará a retirada do livro “Quermuseu” - cartografias da diferença na arte brasileira, do acervo da Biblioteca Pública Municipal e que seja devolvido ao remetente, Santander Cultural, junto a Moção de Repúdio. A proposição é de autoria do vereador Eric Lins (DEM), subscrita pelos demais vereadores da Casa.
“O Brasil enfrenta uma “Crise Moral’ no que se refere a manifestações ditas culturais de gosto e interpretações duvidosas, que em alguns casos, afrontam religiões, colocam em risco menores de idade, quando as expõe a ambientes onde se caracterizam a pedofilia e a zoofilia e a outras situações que se não constrangem, faz com que as crianças estejam a merce de ideologias que além de distorcidamente permissivas, são potencialmente nocivas para a formação de caráter”, salientou Eric Lins.
A Moção ao Santander Cultural considera a obra de mau gosto, com conteúdos que passam pelo grotesco, pela lascívia distorcida e pela desnecessidade, além da falta de talento camuflada e eclipsada pela pretensa tentativa de “chocar a sociedade”. O parlamentar destacou na obra temas como canibalismo e apologia à pedofilia, sendo indigna de ser oferecida na Biblioteca Municipal, corrompendo deliberadamente, e com o uso de bens públicos (infraestrutura e recursos humanos), a cultura e a moral de estudantes e adultos.
“Mesmo com muito esforço, não podemos encontrar uma mísera migalha de virtude na obra. Em casa tudo bem, mas no espaço da biblioteca não agrega e não constrói. Entendemos imoral e inadequado”, declara Eric. Ao Poder Executivo também será solicitada uma análise das demais obras para que aquelas com conteúdo similar sejam retiradas por atentarem contra a moralidade.
Luana Raddatz

Edição 2854 Plantão

Assalto I
Um empório localizado nas proximidades da escola Elisa Ferrari Valls foi assaltado. Um homem, armado com um revólver, rendeu o proprietário e roubou dois telefones celulares e o dinheiro do caixa. Ele fugiu em direção ao bairro Ipiranga.

Assalto II
Uma mulher foi assaltada na Rua Antônio Monteiro, próximo à escola João Fagundes, bairro São Miguel. Ela contou à polícia que foi abordada por três homens, cada um armado com uma faca. Sob ameaças, mandaram que ela entregasse a eles sua bicicleta, recém adquirida. Os três fugiram do local rapidamente.

Lesão corporal
Um rapaz de 25 anos procurou a polícia para registrar uma agressão. Ele contou que estava no local conhecido como Beco Coca Cola, nas proximidades da BR-472, quando foi agredido com socos no rosto e cabeça e chutes nas pernas. O rapaz indicou o agressor, mas disse desconhecer os motivos.

Maria da Penha
Uma mulher procurou a polícia depois de ser ameaçada e expulsa de casa – juntamente com os três filhos – pelo companheiro. Ela disse que não possui para onde ir e que o homem ameaçou agredi-la e ‘quebrar tudo de dentro de casa’. Foram solicitadas medidas protetivas.

Estelionato
Uma mulher procurou a polícia depois que soube que uma financeira localizada na Rua Domingos de Almeida teria feito um refinanciamento em seu nome. O fato foi registrado como estelionato e será apurado pela 1ª Delegacia de Polícia.

Federarroz avalia que estudo da Conab sobre arroz foi superficial

Na análise da entidade, diversas situações que complicam os custos aos produtores foram ignoradas nos levantamentos
Crédito: Fagner Almeida
O estudo divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a evolução dos custos de produção e rentabilidade do arroz irrigado gaúcho nos anos-safra 2006/2007 a 2016/2017 trouxe dados que da forma como foram expostos não condizem com a realidade da produção no Estado e do setor arrozeiro na atual conjuntura. A avaliação é do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles. Conforme o dirigente, os problemas estão também na contextualização em relação ao mercado mundial.
O presidente da Federarroz salienta que o trabalho desconsidera a premissa do título que seria a de refletir a situação do Rio Grande do Sul, que produz mais de 70% do grão no país. Dornelles lembra que, enquanto o estudo aponta uma produtividade em torno de 6 mil quilos por hectare para o país no comparativo mundial, o Rio Grande do Sul produziu 7,7 mil quilos por hectare na última safra, sendo que os gaúchos, em mais de um milhão de hectares, possuem a sexta maior produtividade do mundo, enquanto os demais competidores, excetuando-se os Estados Unidos, possuem área inferior à do Estado brasileiro. “Enquanto o trabalho é sobre o arroz irrigado no Rio Grande do Sul, a Conab não expressa a elevadíssima eficiência gaúcha”, ressalta.
Dornelles avalia também que o estudo não traz nenhum comentário sobre o aumento da energia elétrica, um dos principais vilões do custo de produção do arroz, que nos últimos três anos subiu mais de 100%. Na avaliação de rentabilidade, o presidente da Federarroz reforça que foi feita uma média aritmética simples do preço no ano e não considerou média ponderada conforme o comportamento de oferta dos produtores. Além disso, o trabalho não considera o custo do arrendamento ou mesmo de oportunidade da terra, que na análise do dirigente, fazem toda a diferença entre estar positivo e negativo na atividade. Sob esse aspecto, facilmente se verifica, segundo dados, que em poucos anos houve renda na atividade.
Conforme o dirigente, necessariamente a Conab deveria fazer uma ressalva aos gestores que formulam as políticas públicas em função de que o arroz irrigado do Rio Grande do Sul possui altíssimo desembolso e custos fixos que exigem do produtor um regime de caixa extremamente profissional e disciplinado, o que foge muitas vezes das características dos produtores rurais. Além disso, poderiam argumentar que a grande volatilidade dos preços, inerentes da fluência dos demais países do Mercosul, com custos de produção mais baixos, tornam a atividade de alto risco. “Todas estas questões negativas que depreciam o setor e que jogam o produtor em situações delicadas foram ignoradas. Ratificamos que o trabalho foi superficial, tende a não valorizar as qualidades da produção do arroz irrigado do Rio Grande do Sul e não menciona dificuldades fora da porteira e que influenciam diretamente na rentabilidade do arrozeiro”, observa.
Entretanto, Dornelles reconhece que a pesquisa da Conab trouxe pontos positivos, como a reiteração da Federarroz em relação às operações de máquinas e implementos agrícolas, que possuem uma relevância nos custos de produção do arroz, não poderem ser comparadas com os mesmos coeficientes de culturas como a soja, o milho e o trigo porque as condições de operação em solo de lavouras irrigadas é muito mais dura e crítica, o que faz aumentar os custos de manutenção, o que incoerentemente, não foi corrigido nas tabelas modais de custo. “Positivamente, houve uma consideração da Conab em relação aos pacotes tecnológicos, ou seja, que os avanços estão contribuindo para eventuais ganhos, o que é positivo ao setor, e o órgão ratifica este rumo”, destaca.
Outro ponto positivo segundo o presidente da Federarroz é que o estudo mostra que os preços têm forte relação com a posição geográfica. «Eles fazem menção à praça de Pelotas, próxima ao Porto de Rio Grande, o que mais uma vez colabora com as atitudes da Federarroz e ratifica que a exportação valoriza o produto no mercado doméstico pelo escoamento do grão e o pagamento de preços melhores pelo mercado internacional”, enfatiza.
Nestor Tipa Júnior

Audiência pública debateu diminuição da testada mínima

A Comissão Especial formada para analisar o projeto de lei que altera o artigo 149 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental do Município, se reuniu ontem, 6/10, em uma audiência pública para debater o tema. A comissão é formada pelo presidida pelo vereador Vagner ‘Mano Gás’ Garcia (PSDB), e formada ainda pelos vereadores Elton da Rocha (PP); Rafael Alves (PMDB), Zulma Ancinello (PRB) e Eric Lins (DEM).
Infelizmente, a audiência contou com a plateia de somente três pessoas, durou cerca de 20 minutos e não teve nenhuma sugestão ou questionamento da população.
O projeto de lei complementar (PLC) visa modificar as medidas do lote mínimo no Plano Diretor, estabelecendo a referência de área de 125,00m², com testada mínima de cinco metros. Atualmente, o lote mínimo mede 174,24 m², com testada mínima de 6,60 metros.
De acordo com o Poder Executivo, a mudança viabiliza o desmembramento de terrenos inseridos nas quadras padrão, e também, dos terrenos integrantes dos loteamentos implantados fora da linha de marcos, em loteamentos populares, implantados nos subúrbios da cidade, pois estes possuem testada invariavelmente menores.
Gabriela Barcellos

BM prende por receptação e apreende onze cavalos

Um homem foi preso depois de ser flagrado transportando cavalos sem documentação. A interceptação foi feita pela Patrulha Rural da Brigada Militar, na RS 377 Km 14, na localidade conhecida como ‘Olhos D’Água’.
De acordo com o capitão Ricardo Gruner, que coordenou a ação, a Patrulha recebeu informações anônimas a respeito do transporte dos animais, inclusive, com o local do destino do veículo, um Ford Cargo cinza placas ITI 7880.
Ao abordar o veículo, os policiais encontraram onze cavalos. O carona do caminhão, Marcos Elezur Tamara da Rosa, de 39 anos, conhecido como ‘Deca’, se apresentou como dono dos animais, mas não possuía documentação comprobatória, como nota fiscal ou talão de produtor rural. Tanto Rosa, como o motorista do caminhão, Mateo Nunez Scheffer, 26 anos, de nacionalidade uruguaia, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
A Inspetoria Veterinária foi acionada e também constatou a ausência da Guia de Trânsito Animal (GTA), que é obrigatória, e de documentos sanitários.
Rosa contou que comprou os animais de um homem, morador da localidade de João Arregui, que também foi chamado à DPPA. O homem apontado por ele como vendedor foi chamado à Delegacia, mas também não possuía nenhuma prova de que era o dono dos animais. Por fim, a delegada de plantão, Caroline Huber, autuou Rosa em flagrante por receptação. A suspeita é de que os animais possam ser oriundos de crimes como furto abigeato. O motorista do caminhão foi liberado. Até o momento não há nenhum indício de que ele tenha participação no crime, e sim que tenha sido contrato somente para fazer o frete.
O caminhão foi apreendido e encaminhado ao depósito do Detran. Já os animais, também apreendidos, foram levados à estação da Fepagro, na BR-472, e ficarão aos cuidados da secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), por meio de um fiel depositário.
Gabriela Barcellos

Presidência da Câmara: TCE remarca julgamento das contas de Ronnie, de novo

E mais uma vez, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) remarcou o julgamento das contas de gestão do prefeito Ronnie Mello (PP), referentes ao exercício de 2014, quando ele ainda era vereador e presidira o Poder Legislativo. O processo já foi retirado da pauta de julgamento quatro vezes, a última delas no dia 25 de setembro, dois dias antes da data em que seria analisado. Agora, o julgamento foi remarcado para a próxima quarta-feira, 11/10.
As contas de Ronnie estão em análise desde o ano passado. Inicialmente, o processo sofreu uma suspensão. Depois que a tramitação foi recomeçada, recebeu parecer desfavorável do Ministério Público de Contas, seguiu o rito até chegar ao pleno e, desde então vem sendo incluído e retirado da pauta de julgamento pouco antes das sessões.
No parecer, o órgão ministerial aponta irregularidades, como o não cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pede fixação de multa e ainda que seja expedido um alerta ao atual gestor, na tentativa de evitar a reincidência.
As contas do então vice-presidente da Câmara de Vereadores, e hoje secretário municipal, Irani Fernandes (PP) também são analisadas neste processo. Em relação à ele, porém, o Ministério Público não vê irregularidades.
Gabriela Barcellos

Incêndio deixa quatro feridos

Um incêndio destruiu uma casa de alvenaria localizada na Perimetral Leste, proximidades da Multilog Logística, e deixou quatro pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 15h29min e chegou ao local oito minutos depois.
Leonardo Meier Machado, de 19 anos e Letícia Meier, 21 anos, tiveram queimaduras em várias regiões do corpo, especialmente nos braços. Já Juliana Meier, de três anos, teve queimaduras nos braços e no rosto. Regina Cristina dos Santos, a mãe, inalou fumaça e também precisou de atendimento. Foi Leonardo quem retirou os demais familiares da casa, antes da chegada dos bombeiros.
Enquanto três bombeiros trabalhavam no combate ao fogo, outro, acionado pelo comandante de serviço, soldado Dutra, encaminhou as vítimas ao Pronto Socorro Municipal em uma viatura resgate. O combate às chamas levou cerca de duas horas, com a utilização de cerca de cinco mil litros d’água.
De acordo com as informações repassadas pelos moradores ao Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado a partir de uma extensão elétrica que incendiou. A casa teve queima total.
Gabriela Barcellos