terça-feira, 7 de novembro de 2017

Ed. 2874 - Câmara quer expansão de horário para plantões '24 horas'

Confira aqui a edição digital
  1. Caminho do meio
  2. Final de semana
  3. Simpósio
  4. Jovem Guarda
  5. Exposição
  6. Visita
  7. Espetáculo
  8. Refis Federal
  9. Retiro
  10. Enem
  11. Pagamento
  12. Matrículas
  13. Câmara quer expansão do horário de atendimentos dos ‘24 horas’
  14. Uruguaiana exporta soluções em tecnologia para o sudeste do país
  15. Uruguaianense e Parobé decidem mais um título
  16. Produtor encontra filhotes de gato-mourisco
  17. Salar de Uyuni – o maior deserto de sal do mundo
  18. Juju Salimeni fala de curvas: “nunca me senti 100% satisfeita”
  19. Malhação
  20. Tempo de Amar
  21. Pega Pega
  22. O Outro Lado do Paraíso
  23. Anitta abusa do decote ao fazer divulgação do seu trabalho em NY
  24. Antonia Fontenelle sensualiza com body cavado

Homem comete suicídio em obra no Cabo Quevedo

Um homem de 62 anos cometeu suicídio neste domingo, 5/11. O corpo dele foi encontrado por um amigo e pelo filho, que já estavam a sua procura, por volta de 23h30min, em uma obra na Rua Marechal Deodoro.
O homem trabalhava no local. Enquanto procuravam pela vítima, o filho e o amigo foram até a obra e avistaram a motocicleta dele, na frente do prédio. Ao entrar no local, encontraram o corpo. O homem se enforcou. O fato foi registrado na Polícia Civil como encontro de cadáver e será apurado pela 1ª Delegacia de Polícia, aos cuidados da delegada Alessandra Siqueira. O corpo do homem foi encaminhado à necropsia.
O Jornal CIDADE apurou que, atualmente, a vítima era suspeita de um estupro de vulnerável e respondia inquérito policial na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), presidido pelo delegado Enio Tassi. O homem havia sido intimado para prestar depoimento e a oitiva estava agendada para a manhã de ontem, 6/11.
Gabriela Barcellos

ABHB recebe prêmio por acordo de exportação de sêmen

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) foi agraciada com o Prêmio Exportação RS na categoria “Destaque Serviços de Suporte à Exportação”, em reconhecimento a sua atuação na prestação de serviços Âs empresas exportadoras. A premiação é uma iniciativa de 18 das mais importantes instituições ligadas ao comercio exterior: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Federasul, Fecomércio-RS, Fiergs, Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Movimento Brasil Competitivo, Porto do Rio Grande, PwC, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS e UFRGS. A horaria recebida pela ABHB está assinada pelos presidentes do Conselho do Prêmio Exportação RS e ADVB/RS, Renato Malcon e Sérgio Maia, respectivamente.
O prêmio destinado à Associação é um reconhecimento por conta de um acordo comercial firmado em 2013 entre a entidade e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da República do Quênia. Na prática, o acordo somente foi concretizado neste ano por conta de questões diplomáticas. Foram exportadas duas mil doses de sêmen das raças Hereford e Braford, das quais metade foi adquirida pelo governo queniano e a outra metade foi doada, em contrapartida, pela ABHB. Trata-se de material genético dos touros ASP C104 Pontaço Jr. (Kenya), da Agropecuária São Pedro, e Sina Sina L45 (Nairobi), da Fazenda São Manoel, respectivamente campeão e 3º colocados da Prova de Avaliação a Campo (PAC ABHB/Embrapa) 2013-2014. Os dois criatórios são de Alegrete e o material genético foi coletado na Central Cort Genética Brasil, de Uruguaiana.

Projeto
A entidade desenvolve atividades de exportações através do projeto Brazilian Hereford e Braford (BHB) e somente após quase quatro anos de negociações, visitas a propriedades e de superação de entraves burocráticos no Brasil, que a ABHB conseguiu expedir no dia nove de fevereiro para Nairobi a primeira partida da exportação de sêmen. O acordo prevê o envio de quatro mil doses de sêmen da raça Hereford, quatro mil da Braford e mil embriões da raça Braford em cinco anos. “É a primeira vez que uma Associação de bovinos de corte recebe esta distinção”, comemorou o CEO da ABHB, Fernando Lopa, ao reforçar que a Associação é a única Entidade de criadores de bovinos de raça brasileira habilitada a exportar material genético para o exterior. “Meu reconhecimento todo especial aos colaboradores da ABHB Alfredo Bonet Drissen (então superintendente administrativo), Letícia Matas (gerente do BHB à época), Ana Carolina Rochinhas (atual gerente financeira) e Felipe Azambuja (atual gerente de operações) que foram fundamentais para que a Associação conseguisse vencer este desafio”.
A ABHB, conforme Lopa, sempre buscou se pautar pelo desenvolvimento da pecuária de corte no Brasil e no mundo, “trocando não só experiências, mas levando as tecnologias mais avançadas, somadas à nossa genética de alta qualidade, visando uma pecuária mais eficiente nos países que se interessam pelos resultados atingidos pelos nossos criadores com a genética HB”.
Realizado há 45 anos, o Prêmio Exportação RS é considerado o maior evento do seu segmento no Sul do Brasil, distinguindo as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para incluir seus produtos no comércio internacional. Além de valorizar as atividades exportadoras e a comunidade empresarial do Rio Grande do Sul, o Prêmio Exportação RS é o reconhecimento à competência e à visão de negócios das empresas que buscaram novas fronteiras e contribuíram para o fortalecimento socioeconômico do Estado e do País.
Gabriela Barcellos

Brasilit lança telha térmica voltada para o agronegócio

Acaba de ser lançada no mercado uma telha térmica, voltada para o agronegócio, que promete beneficiar o setor de criação de animais por meio do conforto térmico, considerado determinante para a melhor produtividade da criação.
De acordo com o fabricante, a TopComfort Agro, da Brasilit, é a primeira telha de fibrocimento do segmento com propriedades térmicas. Produzida com pigmentação especial, a novidade se destaca por refletir com mais eficiência os raios solares. Como o telhado é um dos principais componentes responsáveis pelo conforto térmico de um projeto, a novidade acaba por colaborar diretamente para a redução em até 4°C da temperatura interior dos locais onde está instalada, como áreas de criação.
A coordenadora técnica comercial da empresa, Fabiana Dias, diz que “o resultado impacta diretamente no comportamento dos animais. Ambientes muito quentes aumentam o consumo de líquidos, diminuem a converasão alimentar e podem causar a mortalidade das criações”.
A praticidade, o conforto acústico e a durabilidade também estão entre as características destacadas pela marca. A telha vem de fábrica na cor branca, pronta para ser instalada, possui cobertura livre de tintas ou resinas, reduzindo significativamente o desgaste aparente ao longo do tempo. “Isso sem contar a resistência à amônia, enxofre e outros gases produzidos na criação que costumam danificar outros tipos de telha”, acrescenta Fabiana. A telha está disponível nas espessuras 5 mm, 6 mm e 8 mm, largura de 1,10 m e em todos os comprimentos disponíveis.
Gabriela Barcellos

Cabanha Itapororó oferta todo seu plantel de Cavalos Crioulos

Crédito: Fagner Almeida
Animais premiados da raça Crioula estarão em pista na próxima quinta-feira, 9/11, no Leilão Liquidação Total Itapororó que ocorrerá no Tattersal do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A cargo da Trajano Silva Remates, o leilão inicia às 13h30min com a oferta de 93 lotes de exemplares da raça Crioula.
De acordo com Nestor de Moura Jardim Neto, proprietário da Cabanha Itapororó, situada em Alegrete, trata-se de uma oferta diferenciada com destaque para todos os exemplares que estarão à venda, muitos deles reprodutores comprovados e mães de animais premiados. “O plantel da Cabanha Itapororó, que tem o seu trabalho reconhecido com a conquista de vários prêmios nacionais e internacionais, foi formado com sangue de animais chilenos e argentinos, e que acrescentou muita funcionalidade aos nossos cavalos”, salienta.
Neto destaca que se trata de uma das vendas mais importantes dos últimos anos na raça Crioula e que tem a parceria da Cabanha Santa Marta, de São Borja, que também desenvolveu em sua estrutura o sangue da Itapororó. “Estamos colocando no mercado um material que até hoje poucos criatórios disponibilizaram”, afirma.
A Itapororó iniciou sua história na década de 1970, quando Nestor de Moura Jardim Filho adquiriu seus primeiros animais em uma liquidação particular em Bagé. Nas duas décadas seguintes, realizou importações de exemplares da Argentina e Uruguai, que auxiliaram na formação do plantel da cabanha, que se tornou diferenciada na raça, se consagrando como um dos criatórios mais vencedores nas pistas do Cavalo Crioulo no país.
Com informações da Agroeffective.

Plantão edição 2873

Acidente
Um caminhão tanque tombou no KM 621 da Rodovia BR-290, cerca de 30 km de Alegrete, causando derramamento de combustível. O acidente ocorreu por volta das 3h de domingo, 5/11, e as causas ainda são desconhecidas. Na tarde desta segunda-feira, 6/11, os órgãos responsáveis pelo controle ambiental e guinchos especializados trabalhavam na remoção e transbordo da carga remanescente. Ainda não há informações quanto a quantidade de combustível derramado, mas certamente foram centenas de litros Até o fechamento desta edição, a via permanecia interditada em meia pista, o que deve ser mantido até a retirada do veículo e a limpeza do local. Não há previsão para a liberação completa da via. O destino do veículo era Barra do Quaraí e o estado de saúde do motorista é estável.
CapturaA Brigada Militar capturou André Luciano de Vargas Doleski, de 45 anos. Ele estava com a prisão decretada. André foi capturado na Rua Pinheiro Machado.
Furto de veículoUm veículo VW Quantum, de cor verde, placas ICV 7315, foi furtado das proximidades do cemitério, na final da tarde de domingo, 5/11. O dono contou à polícia que estacionou o carro no local por volta de 18h e, ao retornar, às 19h, não mais o encontrou.
AssedioUma mulher registrou ocorrência policial contra o compadre, por perturbação da tranquilidade e assedio. Ela contou que o homem vem lhe enviando mensagens e vídeos de cunho pornográfico e tentando criar intrigas entre ela e o marido, com o objetivo de obter vantagens sexuais. O fato foi encaminhado à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Escola da Susepe divulga orientações para os nomeados no concurso

A Escola do Serviço Penitenciário (ESP), da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) publicou ontem, 6/11, as orientações e formulários para os candidatos do concurso 2017, nomeados na semana passada. Ao todo, são 480 novos agentes, que deverão iniciar suas atividades após um curso de formação de cerca de três meses. Desses, 450 são agentes penitenciários e 30 são agentes penitenciários administrativos.
Os documentos estão disponíveis no site da Susepe (www.susepe.rs.gov.br) e no site da secretaria de Segurança Pública do Estado (www.ssp.rs.gov.br).
Na carta de orientação, a Susepe informa que o candidato nomeado poderá optar por nomeação em última chamada, para tanto deverá preencher formulário especifico, disponível somente na Divisão de Recursos Humanos da instituição, na Rua Voluntários da Pátria, 1358, 4º andar, sala 403 – Porto Alegre. O candidato que foi nomeado simultaneamente para os dois cargos (agente penitenciário e agente penitenciário administrativo) deverá optar por um dos dois cargos, através de formulário especifico disponível, também na Divisão de Recursos Humanos.
Para os dois cargos, o candidato deve apresentar o formulário “Apresentação para exame Médico-Pericial de Ingresso”, disponível no site da Susepe preenchido e com uma foto 3x4 colada no local indicado; e o Formulário do Ingresso no Serviço Público Estadual, “Cadastro de Pessoa Física”, também disponível no site da Susepe, além dos seguintes documentos, todos originais e copias: carteira de identidade; certidão de estado civil; documento oficial que contenha o número do CPF; certificado de regularidade de situação militar no caso dos homens (frente e verso); carteira nacional de habilitação, no mínimo categoria “B”; comprovante de estado civil; número do PIS/Pasep; h) carteira de trabalho (cópia da 1ª página e da página dos registros de emprego/ função pública); título de eleitor (frente e verso); comprovante de regularidade da situação eleitoral; comprovante de escolaridade (comprovação mediante apresentação do diploma ou certificado de conclusão; comprovante de residência (se tiver em nome de terceiros, deve apresentar ainda declaração do titular); comprovante de exoneração de cargo público ou protocolo de pedido, no caso de acúmulo de cargo/função pública vedado pela Constituição Federal; alvará de folha corrida expedido pelo poder judiciário; certidão negativa cível e criminal da justiça estadual expedido pelo poder judiciário; certidão de quitação eleitoral e certidão negativa de crimes eleitorais; certidão negativa cível, criminal e eleitoral da justiça federal; e certidão negativa de improbidade administrativa. Também é preciso providenciar os seguintes exames médicos: a) Hemograma; b) Creatinina; c) Glicose; d) EQU; e) Gama GT; f) Toxicológico; (de acordo com os Editais 01/2017 e 02/2017) g) Audiometria tonal e laudo Otorrinolaringológico; h) Teste Ergométrico e laudo Cardiológico ( + de 45 anos); i) Laudo Ortopédico; e j) Laudo Oftalmológico, devendo constar AV de ambos os olhos, refração autorizada, motilidade ocular, senso cromático (Ishiara), fundo de olho (mácula, papila e vasos) e tonometria. Todos devem ter no máximo validade de 30 dias. Junto com a documentação, o candidato nomeado deve entregar uma foto 3x4 para confecção do crachá funcional.
Os exames e o formulário de Apresentação para exame médico devem ser apresentados no Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho (DMEST), entre os dias 17 de novembro e 1º de dezembro. Já a documentação deve ser entregue na DRH da Susepe, no mesmo período.
Gabriela Barcellos

180 anos de Brigada Militar serão celebrados no Parlamento

A Câmara de Vereadores realizará nesta quinta-feira, 9/11, uma sessão especial em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar. De proposição do vereador Clemente Corrêa (PSDB), o evento está marcado para às 19h, no plenário do Poder Legislativo.
Foram convidados para receber a honraria o Comando Geral da Brigada, policiais militares de Uruguaiana, Santana do Livramento, Quaraí, Barrado Quaraí, Alegrete, Itaqui, Pelotão Ambiental e Corporação de Bombeiros.
Clemente diz que “a história da Brigada Militar se confunde com a própria história do Estado do Rio Grande do Sul”. “Ainda que, o momento atual, seja marcado por dificuldades, lutas e retiradas de direitos dos policiais militares, é, preciso, por um momento, trazer à memória a importância do trabalho prestado pela Brigada Militar à sociedade gaúcha”, afirmou.
Com informações da Câmara de Vereadores.

ABCCC realiza seminário sobre bem-estar animal em eventos equestres

Amanhã, 8/11, acontece o I Seminário de Bem-Estar Animal em Eventos Equestres, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O evento está marcado para ter início às 9h, tendo continuidade à tarde, no Tattersal de negócios da ABCCC, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio. O objetivo é expandir os conhecimentos acerca do tema.
No evento, a ABCCC irá apresentar as condutas elaboradas pela entidade com relação ao tema e espera não só capacitar os integrantes dos Núcleos de Criadores e os técnicos credenciados à Associação, mas também atingir ao público em geral. O Seminário tem o apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), do Grupo ClinEq/UFPel, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região.
Pela manhã, a programação inclui a palestra “Bem-estar em eventos equestres”, com Henrique Noronha e Carlos E. Nogueira, agendada para às 9h. Logo depois, às 10h, será apresentado o “Manual de Bem-Estar Animal em esportes equestres CRMV/RS”, a cargo de Mateus Lange. Após um intervalo para cofee break as palestras retornam, às 10h45min com “Protocolo ABCCC de Bem-Estar Animal”, que será apresentado pelo gerente de eventos da entidade, Ibsen P. Votto. Às 11h será apresentado o “Manual bem-estar animal Mapa”, por Luiz Otávio Silveira e, às 11h15min o espaço para discussão será aberto.
À tarde a programação tem início às 18h, com “Boas práticas em Equideocultura”, novamente a cargo dos doutores Henrique Noronha e Carlos E. Nogueira. Às 19h será aberto espaço para discussão sobre o tema e o encerramento está previsto para às 20h.
O superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, Frederico Vieira Araújo, explica que a Associação já atua na prevenção de incidentes através da subcomissão de bem-estar animal que supervisiona as provas. No entanto, os esforços para que essa prática se solidifique não param. “A entidade já tem o cuidado com essa questão do bem-estar animal, tanto para equinos quanto para bovinos, em toda a organização dos seus eventos. Mas quer difundir essa prática para todos os eventos organizados pelos núcleos da ABCCC”, diz.
Gabriela Barcellos

Mulher ateia fogo na casa após discussão com marido

Claudia Aline Jaques, 35 anos, confessou o crime e foi presa em flagrante por incêndio criminoso. A casa ficou destruída.
Uma mulher ateou fogo na própria casa, localizada na Perimetral Norte, 610, bairro Cobec Nova. O fato ocorreu por volta de 17h30min de domingo, 5/11. O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas, mas a casa ficou bastante danificada, sendo que a cozinha e a sala tiveram todos os objetos queimados.
A Brigada Militar foi acionada e, o morador, João Batista Silva Regino, de 36 anos, contou que teve uma discussão com a mulher, Claudia Aline Jaques, de 35 anos, e que esta ameaçou atear fogo da casa. No entanto, o homem não levou a sério a ameaça feita pela mulher e, pouco depois, quando ele se ausentou momentaneamente, a Claudia ateou fogo na residência.
Confrontada pelos policiais a mulher confessou ter dado início ao incêndio, aproveitando que o marido e a filha do casal, de dez anos, não estavam em casa. Ela foi conduzida à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e autuada em flagrante por causar incêndio, crime especificado no artigo 250 do Código Penal, cuja pena é de três a seis anos de prisão, que pode ainda aumentar em um terço, por ser em casa habitada, além de multa. Ela foi encaminhada à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).
Gabriela Barcellos

Corredor do Mercosul: 20 anos depois, Brasil ainda não cumpriu sua parte no acordo

Apesar de a Argentina já ter concluído a duplicação da Ruta Nacional 14, as obras na BR-290 continuam paradas e o trecho entre Eldorado e Uruguaiana continua ‘abandonado’ por falta de recursos.
Foto: Cristiano Guerra
 Exatamente 20 anos após comprometer-se, por meio do Decreto 2 240/1997 assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, a cumprir na íntegra o Acordo de Complementação Econômica, baseado do Tratado de Montevidéu de 1980, que prevê, entre outros, a instalação do chamado Corredor do Mercosul, o governo brasileiro continua sem cumprir sua parte. A duplicação da BR-290, parte significativa do trajeto, não foi concluída.
No acordo, o previsto era que o Brasil duplicasse, em toda sua extensão, as rodovias BR-116 e BR-290, e a Argentina duplicasse, em toda sua extensão, a Ruta Nacional 14. A Argentina já fez a sua parte. O percurso de 698 quilômetros está totalmente duplicado, em sistema de autopista e com invejáveis condições de trânsito. Enquanto isso, no Brasil, as obras da BR-290 começaram em 2014, pararam por um ano e meio e seguiram lentamente. Agora, no entanto, estão paradas por falta de recursos. O trecho que falta é de 610 quilômetros, entre Eldorado do Sul e Uruguaiana, ou seja, 25% de toda a extensão de uma viagem de São Paulo a Buenos Aires.
Audiência pública
O assunto está na pauta da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da AL, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP), que se reuniu ontem, 6/11, em Pantano Grande, para debater o tema. O evento reuniu deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores.
Na audiência pública, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, anunciou que faltam R$ 718 milhões para a conclusão das obras de duplicação e que a verba de manutenção da rodovia para 2017 terminou em outubro passado. Foram disponibilizados R$ 356 milhões para manutenção e, para 2018, a previsão é de que o repasse seja menor. “Além da duplicação, precisamos manter a rodovia trafegável, com segurança para o usuário”, destacou ele.
Além de alcançar péssimas condições de trafegabilidade aos usuários, com destaque para os profissionais do transporte internacional de cargas, a não conclusão das obras, e o estado precário da rodovia, mostram descaso mais de um milhão de turistas argentinos, chilenos e uruguaios que passam pela BR. “Todos os anos, entre novembro e março, cerca de 1,5 milhão de turistas argentinos trafegam em direção às praias gaúchas e catarinenses. Isso dá uma ideia da importância desta via”, disse Frederico Antunes, ao fazer uso da palavra. Para ele, é preciso duplicar o orçamento para a manutenção e resolver as pendencias para dar seguimento ao estudo de viabilidade de concessão da rodovia. ele. E não basta a mobilização pela duplicação, é preciso dar condições para que a estrada se mantenha operando com condições, inclusive com o aumento do efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Frente parlamentar
Em razão das dificuldades da continuação da obra, a Assembleia Legislativa lançou em setembro uma frente parlamentar encabeçada pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT). Na audiência de ontem, Mainardi sustentou que é preciso reforçar ainda mais a mobilização da comunidade. “A continuidade da obra de duplicação é indispensável. Sabemos que vivemos uma situação de restrições orçamentárias, mas a realidade é que a BR-290 é uma rodovia essencial para o desenvolvimento do Estado.  Além disso, a situação atual provoca acidentes e mata pessoas”, afirmou. Mainardi defende que junto com a luta pela duplicação é preciso cuidar da faixa de domínio da rodovia, construir terceiras vias em subidas e recuperar o sistema de pesagem de caminhões que se encontra desativado, o que contribui para deteriorar o asfalto.
Bancada federal
Ao final da audiência ficou definido que haverá uma nova reunião com a bancada federal gaúcha e com o relator do Orçamento, senador Valdir Raupp na quarta-feira, 9/11, em Brasília. A ideia é agregar à pauta a luta pelas verbas de manutenção, a solução para a judicialização que paralisou as balanças da rodovia e a possível transferência dos recursos da emenda impositiva da ponte de Porto Xavier para a BR-290 caso não seja possível a utilização para aquela obra, já que ainda não possui projeto executivo.  Ficou definido também a solicitação de voto contrário da bancada federal do RS aos PLs 33, 34 e 35 que retiram do Orçamento da Ponte do Guaíba valor superior a R$ 150 milhões realizando essa quantia para designações diversas do DNIT.
Gabriela Barcellos